Atps de etica em recursos humanos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância



Curso Superior Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos



Atividade Avaliativa - ATPS

Éticas e Relações Humanas no Trabalho



Profº Dante Bonetti de Freitas



Carla Aparecida Alves da Silva RA 4137227367
Gabriela Camargo Moreira de Almeida RA 4185262446Larissa Manoel Faria RA 4129003721
Thalita Ferreira Leite RA 4158247619
Vania de Oliveira Dinarte RA 4112200279


Atividade Avaliativa: ATPS apresentado ao Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina Éticas e Relações Humanas noTrabalho para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.





Pindamonhangaba/SP
2012





Introdução

A palavra ética é de origem grega derivada de ethos, que diz respeito ao costume, aos hábitos dos homens. Teria sido traduzida em latim por mosou mores (no plural), sendo essa a origem da palavra moral. Uma das definições de ética é uma parte da filosofia que lida com acompreensão das noções e dos princípios que sustentam as bases da moralidade social e da vida individual. Em outras palavras, trata-se de uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no âmbito coletivo como no âmbito individual. Numa breve definição de moral, podemos dizer que se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido,dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura. Sabemos que as práticas positivas de um código moral são importantes para que possamos viver em sociedade, fato que fortalece cada vez mais a coesão dos laços que garantem a solidariedade social. Do contrário, teríamos uma situação de caos, de luta de todos contra todos para o atendimento de nossas vontades. Considerar o outro ou o próximo é umaspecto fundamental à moralidade de violação, profanação e discriminação variam de uma cultura para outra. Contudo, em todas se tem a noção do que é a violência. Partindo então para nossas leis,que é uma regra da conduta humana que é imposta e ministrada aos cidadãos de todo o mundo e quando infligida ou seja na falta de ética e moral por alguns cidadãos puni rigorosamente e o retira do contato coma sociedade.
A lei, em seu processo de formulação, passa por várias etapas, estabelecidas na Constituição. Neste processo temos a iniciativa da lei, discussão, votação, aprovação, sanção, promulgação, publicação e vigência da lei. A iniciativa da lei normalmente compete ao Executivo ou ao Legislativo, mas há casos em que a própria Constituição determina que a iniciativa cabe ao Judiciário.Mapa Conceitual





















































ETAPA 3

ANALISE DO CONJUNTO DE CONCEITOS REFERENTE AO MAPA CONCEITUAL:

A ética pode ser considerada como um conjunto de valores e regras sociais que distinguem o que está certo do que está errado, indicam quando um comportamento é socialmenteaceitável ou não.Uma atuação ética significa não mais do que respeitar os princípios morais da sociedade. No plano empresarial é um fator evidente que as organizações contribuem para o bem estar das pessoas através da qualidade da gestão pelo simples fato de procurarem atingir os seus objetivos. Estes objetivos ocorrem geralmente quando se tentam atingir benefícios, financeiros ou outros, no curto prazo,a “qualquer preço” e por quaisquer meios (mesmo ilegais, ilícitos ou injustos), quando se utilizam os recursos da organização para benefício próprio ou quando não são executadas as funções ou as tarefas que se supõe serem executadas, entre muitas outras situações.

Embora exista grande quantidade de legislação que procura evitar muitas das situações consideradas como não éticas, Por isso,...
tracking img