Ritmo maxixe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Maxixe (também conhecido como Tango brasileiro) é um tipo de dança de salão brasileira criada pelos negros que esteve emséculo XIX e o início do século XX. Dançava-se acompanhada da forma musicaldo mesmo nome, contemporânea da polca e dos princípios do choro e que contou com compositores como Ernesto Nazareth e Patápio Silva. Mas o maior nome na composição de maxixes foi, sem dúvida, o damaestrina Chiquinha Gonzaga.
Teve a sua origem no Rio de Janeiro na década de 1870, mais ou menos quando o tango também dava os seus primeiros passos naArgentina e no Uruguai, do qual sofreria algumasinfluências. Dançada a um ritmo rápido de 2/4, notam-se também influências dolundu, das polcas e das habaneras.
O ritmo, segundo hipótese levantada por alguns estudiosos, foi influenciado pela músicatrazida por escravos de Moçambique, daí advindo seu nome, que é o nome de uma cidade moçambicana. Ainda hoje, o padrão rítmico da Marrabenta (música moçambicana) guarda semelhanças com os padrõesrítmicos do maxixe.
| |
Hoje, o gênero musical chamado maxixe ou tango brasileiro é considerado um subgênero do choro. Porém, no fim do século XIX e começo do XX, a palavra "choro" designava não umgênero, mas certos conjuntos musicais (compostos de flauta, cavaquinho e violôes) que animavam festas (forrobodós) tocando polcas, lundus, habaneras e mazurcas e outros gêneros estrangeiros de uma maneirasincopada (que acabou sendo nomeado como gênero, o "choro"). O tango Brasileiro foi criado pelos chorões como uma variante altamente sincopada da habanera, gênero cubano que também era chamadotango-habanera (o primeiro uso da palavra "tango" é datado de 1823, em Havana[1]), e que na sua variante brasileira passou a ser chamado tango brasileiro. Na sua forma de música de dança passou a serchamado de maxixe, que era alvo de fortes preconceitos das elites da época, porque consideravam-no indecente, chegando mesmo a proibí-lo. Dava-se o nome de "Tango Brasileiro" para se esconder a relação...
tracking img