Atps de contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2291 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

Universidade Anhanguera Uniderp
Centro de Educação a Distância







Curso: Ciências Contábeis

Professor(a): Juliana Kirchner

Hugo Santana

Disciplina: Teoria da Contabilidade

Integrantes: - Bruno José da Silva Jansen – RA 288297

- Carlos Fabio Bastos- RA 327041

- IsabellyBatista de Oliveira- RA 301837

- Maria José Barradas da Silva- RA 327073

- Kelorem Surama Farias Mendes- RA 330292















Introdução





O trabalho realizado buscou identificar e reunir, empresa atuantes na área comercial, apresentando suas demonstrações financeiras públicas para análise, buscandoidentificar as principais divergências com os assuntos estudados em sala de aula e de acordo com o PLT de Teoria de Contabilidade.

































Desenvolvimento



a) A Lei das Sociedades por Ações estabelece que, ao fim de cada exercício social, a entidade elaborará, com base na escrituração contábil, as seguintes demonstrações contábeis:- Balanço Patrimonial;

- Demonstração de Resultados do Exercício;

- Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados ou Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido;

- Demonstrações dos Fluxos de Caixa;

- Demonstrações do Valor Adicionado.



b) Analisando o Balanço Patrimonial das empresas: Unimed Seguros Saúde S.A., Natura Cosméticos S.A. e OI;a termos de estruturação em conformidade com o visto na disciplina Teoria da Contabilidade, existe uma convergência em se tratando das empresas Unimed e Natura, pois apresentam uma disposição de dados exatamente conforme o exposto: Tabela em que se apresenta o Ativo do lado esquerdo e tanto o ativo quanto o passivo divididos em dois grupos: Circulante (envolvendo contas a Receber e a Pagar noCurto Prazo) e o Não Circulante (incluindo as contas de Longo Prazo).
O Balanço Patrimonial da empresa OI, porém, apresenta-se de forma diferente. Observamos um quadro inicial com o Ativo, em que consta o Ativo Circulante e o Ativo Não Circulante; abaixo somente, verifica-se o Passivo, também distribuído entre Circulante e Não Circulante.
Outras diferenças observadas:Verificou-se no PL das Empresas Unimed e Natura a utilização de Notas Explicativas, objetivando plena avaliação da situação patrimonial da empresa. Este complemento não foi observado quando se estudou a OI.
A empresa OI apresentou em seu Patrimônio Líquido uma série histórica dos últimos 10 anos de resultados, de forma divergente das demais.


c) A pesquisa realizada sobre asdemonstrações de fluxos de caixa das empresas, Natura Cosméticos S.A, OI telecomunicações, Unimed Seguros Saúde S.A, constatou que todas as três empresas estão de acordo com a lei 11.638/07, ocorrendo apenas convergências nas dfc’s, por adotarem as normas exigidas pela lei como, fornecer informações sobre os efeitos líquidos das transações operacionais e de outros eventos que afetam o resultado,informando sobre as entradas e saídas de caixas para um determinado período ou entidade, transações com ativos financeiras que envolvem aquisição ou vendas de bens ou prestação de serviços, exemplificando as transações que envolvem a consecução do objetivo social da entidade, informações sobre as atividades de investimento e de financiamentos que resultam no ativo e no passivo.

NaturaCosméticos S.A, apresentou sua DFC (demonstração de fluxo de caixa), bem esclarecedora cumprindo todos os passos abordados pela lei como, atividades operacionais, atividades de investimentos, atividades financeiras, além da DVA (demonstração do valor adicionado).

OI Telecomunicações, também respeitou todos os passos exigidos pela lei, porém de uma forma bem mais direta. Apresentou...
tracking img