Atps de comportamento organizacional completo.l

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3615 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL




PASSO 1


Equipe de trabalho


PASSO 2

Definição de Comportamento Organizacional

Com a finalidade de levantar subsídios para uma definição de Comportamento Organizacional, procedemos à leitura e análise do livro-texto (PLT) e do artigo sugerido:
a) PLT: de acordo com Caravantes (2008), Comportamento Organizacional é o estudo docomportamento humano no local de trabalho, a interação entre as pessoas, a empresa e a organização em si, visando a melhoria da eficácia organizacional e o crescimento pessoal.
b) Artigo indicado nas ATPS: segundo Sampaio (2010), Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. No intuitode alcançar produtividade, reduzir o absenteísmo e a rotatividade e promover a cidadania organizacional.

Da síntese das idéias acima expostas sugerimos o seguinte conceito de comportamento Organizacional:
Comportamento Organizacional é o estudo do que as pessoas fazem no ambiente de trabalho, e de como seu comportamento afeta o desempenho das empresas. A finalidade deste estudo é tentaralinhar os objetivos pessoais, como satisfação no trabalho e auto-realização; com os objetivos das organizações, como lucratividade e produtividade.


PASSO 3

Selecionamos na biblioteca da Unidade os seguintes livros:
John A. Wagner & John R. Hollenbeck. Comportamento Organizacional – Criando Vantagem Competitiva – São Paulo: Saraiva, 2006; e
Robbins, Stephen P. ComportamentoOrganizacional – 11ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

Definição 1 - John A. Wagner & John R. Hollenbeck (2006): Comportamento Organizacional é um campo de estudo voltado a prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas. Segundo os autores, subjacentes a esta definição, encontram-se três considerações importantes:
- O Comportamento Organizacionalenfoca comportamentos observáveis, como conversar com colegas de trabalho, utilizar equipamentos ou preparar um relatório. Porém, também lida com as ações internas, como pensar, perceber e decidir, as quais acompanham ações externas;
- O Comportamento Organizacional estuda o comportamento das pessoas como indivíduos quanto como membros de unidades sociais maiores;
- O Comportamento Organizacionaltambém analisa o “comportamento” dessas unidades sociais maiores – grupos e organizações.

Definição 2 - Robbins, Stephen P. (2005): Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional. Como este estudoestá voltado especificamente para situações relacionadas ao emprego, enfatiza-se o comportamento relativo a funções, trabalho, absenteísmo, rotatividade, desempenho humano e administração.

Comparando as definições dos autores, ambas enfatizam que o comportamento humano em grupos pode ser estudado e modificado. Em uma rápida análise, no entanto, concluímos que a definição 2 é mais direta quantoao objetivo desse estudo: melhorar a eficácia organizacional.

Segundo John A. Wagner & John R. Hollenbeck (2006), com o surgimento da abordagem dos sistemas abertos, nos anos 1960, as preocupações da abordagem das relações humanas quanto à satisfação e ao desenvolvimento do trabalhador ampliaram-se para incluir um foco no crescimento e na sobrevivência das empresas. De acordo com a abordagem dossistemas abertos, toda empresa é um sistema aberto ou sujeito à influência do ambiente circunvizinho. Em conjunto, estas duas noções formam a doutrina básica da abordagem dois sistemas abertos: empresas, cujos subsistemas conseguem dar conta do ambiente circundante, podem continuar em atividade, ao passo que as organizações cujos subsistemas não o conseguem não sobrevivem.
De acordo com...
tracking img