Atps de banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1021 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aplicação Boletim Eletrônico

DESAFIO

Todos os semestres, uma universidade disponibiliza os boletins de seus alunos conforme a série do curso que eles estão matriculados. Para disponibilizar a consulta do boletim dos alunos de forma eletrônica (na Internet), a universidade criou um desafio para os alunos do curso de Ciência da Computação, solicitando o desenvolvimento da documentação doprojeto de um Banco de Dados para a aplicação chamada Boletim Eletrônico. No final do desafio o professor da disciplina de Banco de Dados da universidade irá avaliar a qualidade dos projetos apresentados segundo os requisitos descritos a seguir. O boletim eletrônico deve conter a data da emissão, o nome do aluno, o nome de cada disciplina e suas respectivas notas e frequências das disciplinas que oaluno cursou, e que está cursando. Quando a disciplina é cadastrada, deve ser informado seu código, nome, carga horária, nome do professor e o curso que a disciplina pertence. Ao se cadastrar o curso, deve ser informado seu código, nome, carga horária total do curso e o período (matutino, vespertino ou noturno). O cadastro do professor é composto dos seguintes dados: código, nome, endereço, bairro,cidade, estado, telefone, celular, sexo e data de nascimento. No cadastro do aluno deve ser informado seu RA (Registro Acadêmico), nome, endereço, telefone, cidade, estado, sexo e e-mail.

Etapa Nº 1
Relatório 01: Projeto Conceitual do Banco de Dados

O Projeto Conceitual de Banco de Dados visa produzir um esquema conceitual a partir de “requisitos” de um mundo real, usando um modelo dedados (conjunto de blocos de construção primitivos) para descrever a realidade e caracteriza-se principalmente por não ter uma dependência com a classe do SGBD (Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados) a ser escolhido.

1.1 Conceitos Fundamentais de Banco de Dados

Banco de Dados é o componente da Tecnologia da Informação voltado para o armazenamento e recuperação da informação, a serutilizada em um processo de tomada de decisão e de resolução de problemas, cuja estrutura e comportamento devem propiciar esse armazenamento de forma persistente e consistente. Segundo Chu, 1985, um banco de dados é um conjunto de arquivos relacionados entre si.
Conforme Elmasri & Navathe, 2000, Um banco de dados é uma coleção de dados relacionados, representando algum aspecto do mundo real(minimundo ou universo de discurso), logicamente coerente, com algum significado, projetado, construído e gerado (“povoado”) para uma aplicação específica.
Uma boa abordagem de Banco de Dados tem como principais características: autodescrição dos dados, abstração de dados, suporte a múltiplas visões dos dados, compartilhamento de dados e processamento de transações concorrentes.

1.2 CaracterísticasTípicas de um SGBD

Um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD) é um conjunto de programas que permite a criar e manter um banco de dados, formando assim sistema seguro e complexo de banco de dados.
Dentre as funcionalidades de um SGBD no que tange ao tratamento dos dados, destacam-se: melhor armazenamento de dados, recuperação e atualização, catalogação acessível ao usuário, ferramentase suporte às transações, operacionalidade simultânea, perfis e privilégios de usuários, segurança e integridade dos dados.
Quanto às vantagens da utilização de um SGBD, destacam-se: controle de redundância dos dados, controle de acesso (segurança), armazenamento persistente dos dados, existência de múltiplas interfaces para os usuários, representação de relacionamentos complexos entre os dados,manutenção de restrições de integridade, recuperação de falhas, controle de concorrência, esquematização.

1.3 Arquitetura de SGBD

A American National Standards Institute (ANSI) através da Standards Planning and Requirements Committee (SPARC) estabeleceu um padrão para o desenvolvimento de tecnologias de Banco de Dados (BD), definindo a arquitetura de um SGBD em três níveis independentes:...
tracking img