Atps contabilidade de custos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 67 (16516 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
‘Desafio de contabilidade de Custo

Etapa 01
Passo 01 –
Princípios de contabilidade de custos.
Até a revolução industrial, ocorrida a partir do sec. XVIII a contabilidade tinha o objetivo de registrar as atividades comercias e de controle patrimonial. A atividade de transformação de bens até então era artesanal, administrada e operada pelo próprio proprietário o que permitia eu o custo deprodução fosse facilmente identificado e diretamente aplicado a cada produto determinando assim seu valor. Porém com o desenvolvimento das atividades percebeu-se que já não era mais possível aplicar os conceitos da contabilidade geral para determinar o valor dos produtos acabados e dos resultados dos negócios o que contribuiu para o avanço tecnológico na área contábil. Surgiram a partir daí osprimeiros ensaios da contabilidade especializada em custos.
Aos longos dos anos foram desenvolvidas e aprimoradas diversas formas de se tratarem os custos tanto para fins de custeios para os fins de controle de decisão. Dentre elas destacam-se: Custeio por absorção, custeio variável, custeio baseado nas atividades (ABC; ABM), custeio Kaizem, custeio meta, custeio do ciclo de vida, custo padrão,custo estimado etc. No Brasil um fator relevante que deve ser considerado o fator de a legislação do Imposto de renda aceitar exclusivamente o custeio por absorção para fins de apuração de resultados e avaliação dos estoques.
Antes de relatarmos os princípios é necessário entender seus objetivos:
Princípio é a causa da qual algo procede. É a origem, o começo de um fenômeno ou de uma série defenômenos. Os princípios, quando entendidos como preceitos básicos e fundamentais de uma Doutrina, são imutáveis, quaisquer que sejam as circunstâncias de tempo e lugar em que a Doutrina é estudada e tais PRINCÍPIOS são aplicados (FRANCO, Hilário. “A evolução dos princípios contábeis no Brasil”, São Paulo, Editora Atlas).
Norma é uma indicação de conduta obrigatória. São regras, convenções,conceitos, guias, bases, procedimentos, etc.
Os princípios fundamentam a ação, o comportamento.
As normas, sob a luz dos princípios, dirigem a ação. São proposições com carga de ordem e comando, leis que, se não forem obedecidas, levam risco ao comportamento.
Padrões são os fins desejáveis, metas para onde é dirigido, a seu modo, a ação do Contabilista.

Os Princípios Fundamentais deContabilidade (PFC) tende através de 07 itens, reunir e condensar todos os Postulados, Princípios e Convenções já existentes, tentando reunir em sete todos aqueles que existiam e continuam a existir. Assim, de acordo com a Resolução 750 do CFC, os Princípios Fundamentais de Contabilidade são os seguintes:
1. O da Entidade
2. O da Continuidade
3. O da Oportunidade
4. O do Registro pelo ValorOriginal
5. O da Atualização Monetária
6. O da Competência
7. O da Prudência
1. Princípio da Entidade: reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade de diferenciar um patrimônio particular de uma pessoa física, independentemente dos patrimônios das pessoas jurídicas individuais, do conjunto de pessoas jurídicas, sem considerar se a finalidadeé ou não a obtenção de lucro. O patrimônio de uma pessoa física não se confunde, nem se mistura com o patrimônio da pessoa jurídica em que fizer parte. Na prática, como exemplo: despesas particulares de pessoas físicas (administradores, funcionários e terceiros) não devem ser consideradas como despesas da empresa; bens particulares de administradores não devem ser confundidos ou registrados naempresa.
2. Princípio da Continuidade: a continuidade ou não de uma Entidade (empresa), bem como a sua vida estabelecida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das variações patrimoniais. Essa continuidade influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor e o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da sociedade tem prazo...
tracking img