Atps comprometimento organizacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ANHANGUERA DE SOROCABA

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA



CURSO SUPERIOR EM ADMINISTRAÇÃO





ATIVIDADE AVALIATIVA - ATPS

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Prof. EAD

















ATIVIDADE AVALIATIVA - ATPS

Nome do tutor presencial: Cristina Martins Leão

Professora tutora a distância: Elizangela Lucio





Atividade Avaliativa: ATPSapresentado ao Curso Superior

De Administração de Empresas Anhanguera Sorocaba,

Como requisito para a avaliação da Disciplina Comportamento

Organizacional para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.





























2013

INTRODUÇÃO



O intuito desse trabalho é mostrar de forma bem resumida à visão estratégica na utilização, embase nas informações de Comportamento Organizacional no dia a dia seja profissional ou pessoal uma empresa.

Atualmente, requer muito mais do que o exercício das funções básicas de gerência, como planejar, organizar e controlar. A compreensão do comportamento individual e dos grupos em situação de trabalho constitui o campo de estudo do Comportamento Organizacional. De modo particular investigaas questões relacionadas com lideranças e poder, estruturas e processos de grupo, aprendizagem, percepção, atitude, processos de mudanças, conflito, motivação e dimensionamento de trabalho, entre outros temas que afetam os indivíduos e as equipes nas organizações. O Comportamento Organizacional estabelece firmemente como um campo próprio de estudo por meio de suas teorias e técnicas de pesquisae, caso a caso, são examinadas as varáveis relacionadas com o ambiente, tecnologia, personalidade e cultura. Esta perspectiva permite considerar os estudos como o resultado da convergência de diversas escolas de pensamento, valendo-se, sobretudo da Psicologia, Sociologia, Economia, Antropologia e Ciências Políticas. Tanto quanto as pessoas são complexas, as teorias que refletem o que elas estudamtambém, em explicar suas ações.

No mundo organizacional atual existem gerentes adotando práticas gerenciais totalmente adversas das reais necessidades e exigências. O campo do comportamento organizacional, munido de estudos e pesquisas, proporciona a estes gestores um conjunto de ferramentas não apenas eficazes para o alcance de resultados nas organizações, como também para o desenvolvimento esatisfação no trabalho por parte das pessoas (estima e auto realização). Preparar as pessoas e as organizações para os desafios do futuro exige um contínuo repensar e aprender de novas formas de comportamento de todos os participantes da organização. Pode-se dizer, então, que Comportamento Organizacional é um campo de estudo que ajuda a prever, explicar e compreender os comportamentos (humanos) nasorganizações.







1. Comportamento Organizacional



1.1 Definição



Comportamento Organizacional consiste no estudo sistemático do comportamento humano focando ações e atitudes dos indivíduos, grupos no ambiente das organizações. As finalidades do comportamento organizacional correspondem à explicação, previsão e controle do comportamento humano. Voltada para quatro tipos decomportamento:

Produtividade, absenteísmo, rotatividade e cidadania organizacional. As principais variáveis são: Estrutura, clima e cultura organizacional, ambiente de trabalho, planejamento, habilidades interpessoais. Fortalecendo as pessoas: Emporwement – Fortalecimento dos funcionários, equipes-gerenciadas.

O estudo do comportamento organizacional oferece muitas ideias e técnicas paraajudar na realização desse objetivo. Declínio da lealdade dos funcionários: Terceirização, alterações na remuneração, entre outros contribuíram para reduzir a lealdade dos funcionários. Desafio importante no comportamento organizacional: motivar trabalhadores e manter a competitividade global das organizações. Com esse relato a visão de Karla Sampaio se diz que o Comportamento Organizacional é o...
tracking img