Atps ciencias sociais anhanguera uniderp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2562 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

UNIVERSIDADE DE CAMPO GRANDE – MATO GROSSO DO SUL – MS
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA CIÊNCIAS SOCIAIS









ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA






SUMÁRIO:Introdução................................................................................................................................ 03
Definição de Sociedade............................................................................................................ 04
A Classe operária......................................................................................................................05 DivergênciasSociais................................................................................................................ 06
Desenvolvimento e Pobreza..................................................................................................... 10
Bibliofrafia............................................................................................................................... 12

INTRODUÇÃO
Sociedade pode ser resumida como um sistema de interações humanasculturalmente padronizadas, um sistema de símbolos, valores e normas, como também é um sistema de posições e papéis.



Definição de Sociedade
Uma sociedade é uma rede de relacionamentos sociais, podendo um sistema institucional, como por exemplo, anônima,  civil, artística etc. A origem da palavra sociedade vem do latim societas, que significa associação amistosa com outros.
O termo sociedade éusado para o coletivo de cidadãos de um país. No entanto, a sociedade não é um conjunto de indivíduos convivendo juntos em um determinado lugar, é também a existência de uma organização social, de instituições e leis que regem a vida dos indivíduos e suas relações mútuas.
Durkheim, Marx e Weber conceituaram de maneiras diferentes a definição de sociedade. Cada um definiu a constituição dasociedade a partir do papel político, social ou econômico do indivíduo.
Para Émile Durkheim, o homem é coagido a seguir determinadas regras em cada sociedade, o qual chamou de fatos sociais, que são regras exteriores e anteriores ao indivíduo e que controlam sua ação perante aos outros membros da sociedade. Fato social é a coerção do indivíduo, constrangido a seguir normas sociais que lhe são impostasdesde seu nascimento e que não tem poder para modificar.
Para Karl Marx, a sociedade sendo heterogênea, é constituída por classes sociais que se mantêm por meio de ideologias dos que possuem o controle dos meios de produção, ou seja, as elites. Numa sociedade capitalista, o acúmulo de bens materiais é valorizado, enquanto que o bem-estar coletivo é secundário.
A exploração do trabalhador sedá pela mais-valia, a produção é superior ao que recebe de salário, sendo o excedente da produção o lucro do capitalista, que é o proprietário dos meios de produção. Assim se concretiza a ideologia do capitalista: a dominação e a exploração do operário/trabalhador para obtenção do lucro.
Para Marx, falta ao trabalhador a consciência de classe para superar a ideologia dominante do capitalista eassim finalmente realizar a revolução, para se chegar ao socialismo.
Max Weber está mais preocupado com o estudo das situações sociais concretas quanto à suas singularidades. A sociedade, para Weber, constitui um sistema de poder, que perpassa todos os níveis da sociedade, desde as relações de classe a governados e governantes, como nas relações cotidianas na família ou na empresa. O poder nãodecorre somente da riqueza e do prestígio, mas também de outras fontes, tais como: a tradição, o carisma ou o conhecimento técnico-racional.
O poder por meio da dominação tradicional se dá através do costume, quando já está naturalizada em uma cultura e, portanto, legitimada. Por exemplo, uma fonte de dominação tradicional é o poder dos pais sobre os filhos, do professor sobre o aluno etc....
tracking img