Teoria da entidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Explique, resumidamente, a teoria do proprietário e a teoria da entidade. Qual destas duas teorias se aproxima ao processo de convergência das normas internacionais de contabilidade? Justifique sua resposta. (0,50 pontos)
A Teoria do Proprietário assume que o Patrimônio Líquido pertence ao dono da empresa, os ativos e os passivos são do proprietário, as receitas e despesas acrescem oudiminuem sua riqueza. Empresa e dono são, basicamente, partes de um mesmo conjunto patrimonial.
A Teoria da Entidade diz que a empresa e dono são duas pessoas separadas. Seu foco é a entidade, dessa forma, o ativo e o passivo são da entidade, as receitas e despesas refletem-se na entidade e não no patrimônio do dono.
Em se tratando ao processo de convergência das normas internacionaispodemos perceber que a Teoria do Proprietário é a que mais se aproxima, pois considera o patrimônio líquido como o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos, ou seja, PL = Ativo – Passivo.


2. Por que o detalhamento do grupamento do Patrimônio Líquido é importante para o processo decisório?Justifique sua resposta. Atualmente quais contas contábeiscompõem este grupamento? Qual a função de cada uma delas? Levando-se em conta a natureza contábil das contas, devedoras e credoras, podemos dizer que todas as contas desse grupamento são credoras? Justifique sua resposta. (1,00 ponto)
O detalhamento do patrimônio líquido pode indicar a existência de restrição sobre a capacidade de distribuir seus resultados para os acionistas e a evidenciação deveinformar se existem direitos diferentes entre os financiadores da entidade. O Patrimônio Líquido é formado pelas contas de Capital Social, que tem como função registrar o capital subscrito ou integralizado; as reservas de capital, que tem como função registrar a correção do Capital Realizado, pendente de incorporação, e outras reservas decorrentes de operações que não transitaram pelas contas deresultado; os ajustes de avaliação patrimonial, que tem como função registrar a diferença entre o valor histórico e o valor de avaliação dos bens do imobilizado; a conta as reservas de lucro tem como função registrar as reservas de qualquer espécie que sejam oriundas de lucros da empresa; a conta as ações em tesouraria tem como função registrar o valor das ações adquiridas para permanência emtesouraria ou cancelamento e a conta de prejuízos acumulados que tem como função registrar o valor dos lucros ou prejuízos, após as reversões e ajustes à disposição dos proprietários, sócios ou acionistas para a destinação ou compensação dos períodos seguintes. Nem todas as contas são credoras, quando há prejuízo do exercício a conta é devedora e, portanto reduz o PL.

3. Para o CPC as Receitas "sãoaumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aporte dos proprietários da entidade". A partir desta definição responda, de forma justificada, as seguintes perguntas: (0,75 pontos)
a) Elas abrangem os ganhos ou esta restritaas receitas propriamente ditas?
Os ganhos representam outros itens que se enquadram na definição de receitas, um exemplo é a venda de um ativo permanente onde haja um ganho, assim separa-se este ganho das receitas das atividades normais da entidade.
b) Como pode representar um aumento de ativo e, conseqüentemente, aumento do patrimônio líquido?
As receitas da atividade fim da entidaderepresentam aumento do ativo pelo recebimento em dinheiro ou uma duplicata a receber e aumentam o patrimônio líquido através da receita oriundas da atividade.
c) O aporte de capital representa um aumento no patrimônio líquido. Então, por que ele não é considerado como receita?
Aporte de Capital é quando os sócios, para cobrir as despesas, injetam dinheiro na entidade. Não é considerado como receita,...
tracking img