Atps banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2428 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


FACNET – Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação
Anhanguera Educacional
Curso de Administração BSI
Disciplina: Sistema de Banco de Dados
Turma: 3A
Professor: Flávio Garcia de Carvalho Melo


| |









Controle de Estacionamento








Danilo Ferreira da Costa











Brasília, 21 de setembro de 2012Sistema de Banco de Dados








Danilo Ferreira da Costa












Professor: Flávio Garcia de Carvalho Melo

Sistema de Banco de Dados




















FACNET – Faculdade de Negócios e Tecnologias da Informação

Anhanguera Educacional
Setembro de 2012

Etapa 1

Vantagens e desvantagens de softwares de gerenciamento de Banco de Dados.Definir, em no mínimo 10 linhas, “Modelo de Dados”.
Modelar significa criar um modelo que explique as características de funcionamento e comportamento de um software a partir do qual ele será criado, facilitando seu entendimento e seu projeto, através das características principais que evitarão erros de programação, projeto e funcionamento.

Citar os três modelos de dados mais conhecidosdescrevendo suas características e os softwares SGBD que utilizam cada um dos modelos.

De acordo com a abordagem que utilizam, os modelos de dados normalmente são classificados da seguinte forma:

Modelo Conceitual:
O modelo conceitual é um diagrama em blocos que demonstra todas as relações entre as entidades, suas relações, suas especializações, seus atributos e auto-relações.

ModeloLógico:
O modelo lógico mostra as ligações entre as tabelas de banco de dados, as chaves primárias, os componentes de cada uma, etc.

Modelo Físico:
Inclui a análise das características e recursos necessários para armazenamento e manipulação das estruturas de dados (estrutura de armazenamento, endereçamento, acesso e alocação física), sendo uma sequência de comandos executados em SQL afim de criar astabelas, estruturas e ligações projetadas até então e finalmente criar o banco de dados.

Com base na entidade proposta no enunciado do desafio e nos modelos de dados citados neste passo, definam qual modelo de dados deverá ser utilizado na resolução do desafio. Justificar a resposta com a apresentação de exemplos.

O modelo de dados que será utilizado é o conceitual, pois usaremos osdiagramas de blocos para especificar o comportamento e características do sistema.


Definir “Esquema” e “Instância” em banco de dados, utilizando-se das entidades propostas no desafio para representar e exemplificar suas definições.

Esquema: Descrição (textual ou gráfica) da estrutura de um banco de dados de acordo com um determinado modelo de dados
Esquema do Banco
• Armazenado no catálogo• Mudanças muito menos freqüentes
Instância: Conjunto de dados armazenados em um banco de dados em um determinado instante de tempo.
Estado do Banco:
• Dados do banco em qualquer ponto do tempo
• Inicialmente vazio
• Muda freqüentemente
• Validade parcialmente garantida pelo SGBD



Principais softwares de gerenciamento de Banco de Dados


MySQL

O MySQL é umsistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.[1]
Entre os usuários do banco de dados MySQL estão: NASA, Friendster, Banco Bradesco, Dataprev, HP, Nokia, Sony, Lufthansa, U.S.Army, U.S. Federal Reserve Bank, Associated Press, Alcatel, Slashdot, Cisco Systems, Google e outros.[2]

História

O MySQL foi criado na Suécia por dois suecos e um finlandês: David Axmark, Allan Larsson e Michael "Monty" Widenius, que têm trabalhado juntos desde a década de 1980. Hoje seu desenvolvimento e manutenção empregam aproximadamente 400 profissionais no mundo inteiro, e mais de mil...
tracking img