ATPS Arte E Criatividade 6 Sem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1928 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE PEDAGOGIA

Arte, Criatividade e Recreação



Aline Fátima de Lucas RA 357802
Dayane Rodrigues Nascimento RA 374582 Ludmila Neres Miranda RA 370450






Atividade Prática Supervisionada (ATPS) apresentada ao Curso dePedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito de nota parcial da disciplina de Arte, Criatividade e Recreação


SÃO SEBASTIÃO / DF
2014

Introdução

A arte é uma linguagem que possibilita o entendimento do mundo sem a linguagem verbal. “Ela faz com que as pessoas entendam conceitos sem passar pela questão da fala, da oralidade, envolvendo diretamente o sentimento, a subjetividade”,acredita a arte-educadora Fernanda Saguas. O ensino de arte na atualidade é  de fundamental importância, pois estimula a criatividade, desenvolve o senso critico, o modo de pensar, diferenciar, comparar, generalizar, interpretar, conceber possibilidades, construir, formular hipótese e decifrar metáforas.
Arte abre às portas da criatividade dando à criança a liberdade e ousadia para mergulhar nomundo imaginário. Além de contribuir para interação social, desenvolvimento individual, mental e cognitivo. Sendo assim as crianças aprendem a explorar o mundo em sua volta, passam a apropriar das formas de expressões artísticas e interpretações para a produção em textos, desenhos, teatro, etc.
Podemos deduzir, então, que a arte é elemento aceitável e até necessário para a educação. Ela, por siprópria, se torna uma base para uma gama de opções que podem enriquecer as relações, tornando o processo educacional muito mais aproveitável e deleitoso para alunos e professores, promovendo assim um bem maior no ambiente escolar como um todo.







Narrativo autobiográfico
Eu me chamo Ludmila sou estudante do curso de pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp dopólo presencial da cidade de são Sebastião, Distrito Federal, e sou uma integrante da equipe acima, minha narrativa autobiográfica ocorreu no ano de 2003, no Colégio Centro Educacional do Pad-df.
Na referida escola tinha uma matéria chamada arte e cultura, na qual tinha uma professor de arte chamado Valdemar , a qual no ensinava, artesanato como:
# porta retrato e fruteira e porta jóia feitos compalitos de picolé, papel solofone...
#flores para festa junina feitas de papel crepom e seda
#bonecas de lã
#Pinturas em colher de pau e pano de prato
#cachorrinho de lã com garrafa de leite de coco
Em fim as aulas eram muito proveitosas, pois ate hoje consigo fazer flores para festa junina, cachorrinho e bonecas de lã, a arte é um mundo importante e especial na vida das crianças e adolescentes,pois proporciona um mundo imaginário e deslumbrante, que faz parte do presente e fará com certeza do futuro também.Eu me chamo Aline e alguns anos atrás não havia tanto incentivo ao ensino de artes nas escolas, pelo menos não na minha época de pré-escola. Portanto o ensino de artes pouco contribui para minha criatividade. O máximo que fazíamos era montagem com palito de picolé e desenhos livres com lápis, borracha e papel, pois a maioria não tinha condições decomprar o lápis de cor. O que realmente contribuiu para a minha criatividade foi o fato de eu ter crescido na zona rural, onde brincávamos livres e fabricávamos nossos próprios brinquedos.

Qual o papel da Arte na educação Contemporânea?
 Essa é uma pergunta bastante frequente em meio aos educadores e pesquisadores, porém nunca tem uma resposta satisfatória. Desde...
tracking img