Atps - arquitetura de servidores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1104 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATPS
ARQUITETURA DE SERVIDORES

FAC UNIDADE 2 CAMPINAS
ALEX PITRIE BRAZ
RA. 3219536517
PROF. CLAUDIO ROBERTO RUIZ

1. Relatório 1 – Arquitetura de memória e processador para servidores.

2.1. Arquitetura de memória
2.2.1. Memória RAM
2.2.2. Memoeoria secundária

2.2. Arquitetura de processadores
2.3.3. Processadores Xeon

2.Relatório 2 – Tutorial de instalação de configuração de clusters
3.3. Software de virtualização
3.4. Instalação do S.O.

1. Relatório 1 – Arquitetura de memória e processador para servidores.

2.1. Arquitetura de memória
Para a construção de um serviço de hospedagem, destacamos as principais características das memórias recomendadas.
2.2.1. Memória RAM
A memóriaRAM é utilizada para armazenar arquivos e programas que estão sendo utilizadas pelo sistema, por se tratar de uma memória volátil, os dados se perdem na reinicialização do sistema. Para o nosso sistema de servidores, recomendamos a utilização de memória RAM tipo DDR3, conforme as justificativas abaixo:
a) Consumo de energia – A memória DDR3 consome 30% a menos de energia se comparado a DDR2;b) Taxa de transferência – A memória DDR3 trabalha com uma taxa de transferência de 800 a 2.400 MHz contra 400 a 1066MHz da DDR2, isso é possível por causa do buffer de 8bits, diferentemente da DDR2 que tinha um buffer de 4 bits;
c) Latência - A latência da DDR3 é numericamente mais alta pois os ciclos de clock pelo qual ela foi medida são menores, porém, o atual intervalo de tempo é similarà latência da DDR2 (cerca de 10 nano segundos).

2.2.2. Memória secundária
As memórias secundárias são memórias para armazenamento em massa e permanente dos dados (ex. hd’s, dvd’s, blue-ray’s,etc.). Este tipo de memória não pode ser direcionamento diretamente tendo a necessidade de a informação ser carregada primeiramente na memória principal (RAM). Vale ressaltar que a memóriasecundária é uma memória não volátil, ou seja, a informação permanece mesmo após suspensa a alimentação do sistema.
Para o sistema de servidores da empresa de hospedagem recomendados hd’s do tipo SATA, pois é uma tecnologia que garante um bom desempenho com um custo menor do que hd’s do tipo SAS.

2.2. Arquitetura de processadores
O processador é a parte do sistema computacional que realizaas instruções de de um programa, aritmética, lógica e entrada de dados. Sendo assim, destacamos as principais características tecnológicas do processador recomendado para o sistema de servidores do serviço de hospedagem, bem como, comparação com a utilização de processadores em computadores pessoais (desktops e laptops).
1.2.1 Processadores Xeon
Consiste em uma série de processadores Inteldesenvolvido para utilização em servidores, sua grande vantagem é que eles geralmente tem mais memória cachê que os outros processadores, além de serem os únicos que suportam multiprocessamento, ou seja, é possível agregar 2 processadores na mesma placa mãe.

Diferentemente dos processadores i5 e I7, ideais para micros pessoais (desktops e laptops), pois atendem a demanda de processamentorequisitada pelos sistemas, os servidores tem geralmente um grande número de processamentos, por isso, a utilização de 2 processadores na mesma placa måe trará um maior desempenho há um menor custo de investimento e manutenção.

2. Relatório 2 – Tutorial de instalação de configuração de clusters
3.1. Software de virtualização
Utilizaremos neste tutorial o software de virtualização virtualbox, pois o mesmo é open source e há versões para Windows, Linux e Mac OSx. O virtual box permitirá a criação de várias máquinas virtuais evitando assim a necessidade de termos vários computadores para realizarmos os nossos estudos.
Para instalação do virtual box acesse: https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads e escolha a versão do seu SO e faça o download do arquivo de instalação.

Realize...
tracking img