Atps analise de sistemas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1625 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de gerenciamento de compras e estoque

RESUMO


Este trabalho tem como objetivo, favorecer a aprendizagem, promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas relacionados a profissão, para isso foi proposto um desafio, que será solucionado por etapas.

O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma solução através de um estudo onde seráapresentado através da construção de documentos e diagramas que apresentem os resultados da execução das etapas de Análise e Projeto do Sistema, utilizando os métodos, processos e ferramenta definidos na metodologia da Análise Estruturada de Sistemas.

No mundo globalizado e informatizado em que as empresas vivem, cada vez mais nota-se a importância da utilização de novas tecnologias de compras e daimplantação de técnicas mais vantajosas que busquem a integração entre clientes e fornecedores, para melhorar a qualidade de serviços e/ou produtos.
Agora que as facilidades de comunicação estão cada vez mais presentes em todo o mundo, as empresas podem adquirir tecnologia, bens e informações com maior facilidade, apenas acessando um sistema informatizado. No entanto, aspectos como a localizaçãogeográfica e a atuação em conjunto também representam facilidades quando se fala na aquisição de produtos ou matérias-primas, o que significa também maior poder de barganha e maior competitividade no mercado.
Neste artigo será abordada e discutida a gestão de compras em um grupo de empresas de Santa Maria, RS. Serão analisados os métodos e etapas para aquisição dos
ENEGEP 2002 ABEPRO 1XXIIEncontro Nacional de Engenharia de Produção Curitiba – PR, 23 a 25 de outubro de 2002
produtos, as vantagens e desvantagens e a importância do processo de compras para a competitividade do grupo.

Gestão de compras

A aquisição de matérias primas, suprimentos e componentes, representa um fator decisivo na atividade de uma organização. De acordo com Ballou (2001), as atividades relacionadas acompras envolvem uma série de fatores como seleção de fornecedores, qualificação dos serviços, determinação de prazos de vendas, previsão de preços , serviços e mudanças na demanda, entre outros. Já que grande parte do dinheiro de vendas é pago a fornecedores por materiais comprados, reduções pequenas na aquisição dos materiais podem gerar melhorias consideráveis nos lucros. Dessa forma, pode-se dizerque a gestão de compras é de vital importância para o sucesso da empresa.
Conforme Gaither & Frazier (2001), o departamento de compras desempenha um papel fundamental na realização dos objetivos da empresa. Sua missão é perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega no tempo certo, custos, qualidade e outros elementos na estratégia deoperações. É necessário que os gerentes de compras envolvam-se em várias atividades como manter um banco de dados e seleção de fornecedores, negociar contratos com os mesmos e agir como intermediário entre os fornecedores e a empresa. Quando o relacionamento entre cliente e fornecedor está em nível de confiança mútua, participação e fornecimento com qualidade assegurada atinge-se, de acordo com Martins &Alt (2001), o comakership.
De maneira geral, a gestão de compras é uma ferramenta fundamental para o desempenho da empresa como um todo, tendo que ser analisada, estudada estrategicamente e modificada, conforme a necessidade mercadológica. Diante disso, a união de empresas com interesses comuns pode trazer ganhos significativos na aquisição de materiais.



Viabilidade:

Levando emconsideração o tempo atual gasto para transações de percepção da falta do material / licitação ( cotação ) de fornecedores, analise de proposta, aprovação do responsável pelo setor, compra do material e entrega do material, temos ai um valor a ser gasto de tempo muito alto para o mundo commercial competitive que temos hoje, pensando nisso e no maior controle de fluxo de entrada e saida de material,...
tracking img