ATPPS PSCOLOGIA SOCIAL

2478 palavras 10 páginas
Existem vários usos para a palavra Política, geralmente está relacionado com aquilo que diz respeito ao espaço público. Política diz respeito a tudo quando envolva relações de poder ou a tudo quanto envolva organização e administração de grupos.
Política é uma arte de negociação para compatibilizar interesses. O termo tem origem no grego politiká, uma derivação de polis e o seu significado é aquilo que é público.
As transformações, sejam estas culturais, econômicas, sociais, que ocorrem a cada época, trazem consigo a necessidade de criar novas ações para atender a demanda da sociedade que vive em tantas desigualdades. Neste contexto surge o profissional do assistente social, ele, com suas habilidades usas as ferramentas que as políticas lhe proporciona.
A política tem como objetivo visar o bem da população. Todos sabemos que é dever do Estado garantir os direitos dos cidadãos. Cada indivíduo tem direito à vida, à educação, à saúde, à alimentação, à respeito, à cultura, etc. E é responsabilidade dos Assistentes Sociais saber se esses direitos estão sendo assegurados.
O profissional do Serviço Social, está diretamente ligado as políticas sociais, e busca através delas, minimizar as desigualdades entre as classes do proletariado e a burguesia, trazendo satisfação para ambas, sendo a política para este, uma ferramenta que pode garantir a diminuição das problemáticas sociais e também alguns direitos à classe necessitada.
A Constituição Federal foi um importante marco dentro dessa trajetória, onde a prática do Serviço Social é reconhecida como política social juntamente com as políticas de saúde e de previdência social, garantindo o acesso dos usuários à seguridade social.
Diante dos significados de política no contexto do Serviço Social, conclui-se a ligação que ambas possuem. As políticas sociais são as ferramentas do Assistente Social.
A questão social comtempla um conjunto de fatores sócio econômicos que acabam quando inúmeras desigualdades sociais, o

Relacionados