Atp - planejamento estrategico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8699 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


O planejamento estratégico deve vislumbrar caminhos que possam ser percorridos e que levem ao sucesso. Isto quer dizer que o nível estratégico da gestão tem como objetivo enxergar onde a empresa precisa chegar, e selecionar caminhos viáveis para o desenvolvimento das ações necessárias para que a empresa de fato chegue lá. Mas a estratégia pode ser trabalhada devárias maneiras. A boa gestão depende do ente


















































RELATÓRIO DO PLANEJAMENTO

O presente relatório refere-se à definição, na situação atual, sobre as atividades relacionadas ao Planejamento Estratégico Empresarial para o período de 5 anos no futuro. Adota como premissa o meu negócio, amissão e a minha visão estratégica para o futuro da empresa. Também são identificados os pontos fortes e fracos, segundo a percepção da equipe de gestores e colaboradores da empresa. Foram realizadas análises de tendências macro-ambientais e, os possíveis impactos, bem como as oportunidades e ameaças que possam se apresentar. Também foram identificados os valores que nortearão as ações daorganização e o meu papel na sociedade, para o período deste planejamento estratégico.

Com base nestas informações pretende-se demonstrar a constituição de um mapa estratégico e identificar as estratégias que se deve empreender para possibilitar a realização do negócio, da missão e dos objetivos estratégicos da organização empresarial.


O PROCESSO DO PLANEJAMENTO

Oprocesso de planejamento tem como finalidade a formulação das estratégias para o desenvolvimento empresarial. Essas estratégias, consideradas planejadas ou pretendidas, são formuladas tendo como base, as informações e percepções a respeito dos ambientes externo e interno onde atua ou venha a atuar a organização empresarial.

Neste sentido, a busca de um posicionamento estratégico,no sentido de cumprir a missão e realizar a visão estratégica, considera várias etapas. A primeira fase consta da busca de uma definição a respeito do negócio, da missão e da visão estratégica para o desenvolvimento da organização empresarial. Na segunda fase são identificadas: as tendências, os impactos e as possíveis ameaças e oportunidades existentes no ambiente externo, construindo,dessa forma, uma análise prospectiva baseada em um cenário tendencial.

O ambiente interno foi analisado com o objetivo de completar a análise ambiental, incluindo a percepção dos diversos participantes do processo de gestão da empresa.

Para a estruturação dos programas e projetos estratégicos, os dirigentes assumem o papel de responsáveis por cada projeto e deverãoproceder à orientação sobre o nível de detalhamento que cada item deve ter. Além disso, deve-se identificar os prazos e recursos financeiros, técnicos, tecnológicos e humanos necessários.





QUESTÕES FUNDAMENTAIS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL

O planejamento estratégico tem como objetivos a maximização do resultado das ações da organização empresarial e, tem comofunções: criar e estabelecer objetivos para a organização como um todo e desdobrados pelas equipes; definir linhas de ação; executar e acompanhar os planos de ação; delinear recursos necessários para se atingir os objetivos estabelecidos; favorecer a implementação de mudanças nos diferentes subsistemas e como um todo.

As questões fundamentais iniciais do planejamento estratégico,geralmente propõem identificar: Onde estamos? Onde queremos ir? Como iremos lá? Como estamos indo? Os campos abaixo são preenchidos com a devida propriedade que a percepção inicial ao processo de planejamento requer, de forma sucinta e sem muitos detalhes, com objetividade. As questões são as seguintes:

a) Onde estamos situados hoje, no aspecto dos negócios da organização?
|...
tracking img