ATOS DE FINGIR NO TEXTO FICCIONAL DE GIL VICENTE


O presente artigo acadêmico referente ao fragmento da peça teatral ´´ Auto da Lusitânia`` denominado ´´ Todo mundo e Ninguém`` de GilVicente, pretende desenvolver uma discussão sobre o artigo, ´´ Os atos de fingir ou o que é fictício no texto ficcional, de Wolfgang Iser ``, fazendo frente ao fragmento já mencionado acima.
O autor doartigo busca explicar o que são os atos de fingir, ele inicia seu artigo questionando, se de fato, os textos literários são tão reais ou tão fictícios. Como responder a uma pergunta tão intrigante,já que os textos literários são vistos pela maioria dos leitores como apenas uma forma de entretenimento, olhando somente por essa perspectiva, poderíamos dizer que todo texto literário é fictício,ou seja, não condiz com a realidade exata, mas, se analisarmos a frase de Will Einer (2002), pensador do século XX, que fala que a literatura se encarrega de investigar o homem e suas relações com omundo e com o outro, também poderíamos dizer que o texto literário possui sua parte de realidade.
No fragmento ´´ Todo mundo e Ninguém`` (VICENTE 1532), Gil Vicente faz uma crítica a sociedade eseus costumes, através de seus personagens fictícios, a cena inicia-se com a apresentação dos personagens principais que são Todo mundo( que representa a nobreza), Ninguém ( que representa osdesabastados da sociedade) e os diabos Belzebu e Dinatos ( que representam a consciência humana).
De acordo com a teoria de Wolfgang Isesr (2002), podemos encontrar no texto ficcional muita realidade(realidade social, sentimental e emocional). E neste fragmento do Auto da Lusitânia (Todo mundo e Ninguém), essa realidade pode ser percebida claramente, pois, mesmos os personagens e o texto sendototalmente fictício, o autor faz criticas reais ao comportamento de todas as camadas sociais, ou seja, pessoas reais.
Iser fala que existe uma tríade nos atos de fingimento que seria o real, o fictício e o... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 09). ATOS DE FINGIR NO TEXTO FICCIONAL DE GIL VICENTE. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atos-De-Fingir-No-Texto-Ficcional/38754193.html

MLA

"ATOS DE FINGIR NO TEXTO FICCIONAL DE GIL VICENTE" TrabalhosFeitos.com. 09 2013. 2013. 09 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atos-De-Fingir-No-Texto-Ficcional/38754193.html>.

MLA 7

"ATOS DE FINGIR NO TEXTO FICCIONAL DE GIL VICENTE." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2013. Web. 09 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atos-De-Fingir-No-Texto-Ficcional/38754193.html>.

CHICAGO

"ATOS DE FINGIR NO TEXTO FICCIONAL DE GIL VICENTE." TrabalhosFeitos.com. 09, 2013. Acessado 09, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atos-De-Fingir-No-Texto-Ficcional/38754193.html.