Atomso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1047 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BAFAFÔMETRO
Resultados e discussões:
Por que o álcool inicialmente contido na gasolina foi extraindo pela água?
Porque o álcool tem características polares e apolares e essas características fazem com que ele reaja com a água e com a gasolina, e por ele ter mais afinidade com a água eles se juntam assim se separando da gasolina.
É possível separar o querosene de uma mistura querosene-gasolinacolocando-a em contato com água. Explique.
Não é possível, pelo fato do querosene ser apolar e a água ser polar, ou seja, eles não reagem e não se misturam, assim impossibilitando qualquer tipo de separação da mistura de querosene-gasolina.
Explique a reação do bafômetro.
Quando o álcool é exalado e entra em contato com a solução de dicromato de potássio (meio ácido) provoca uma reação deoxirredução: o dicromato oxida o álcool etílico a aldeído acético (C2H4O). Na reação final o dicromato (amarelo alaranjado) da origem ao Sulfato de Crômio III (coloração verde). Esta mudança de coloração indica a embriaguez do motorista.
Explique a aula prática.
A aula prática consistia em fabricar um bafômetro em laboratório. Inicialmente foi feita uma solução de dicromato de potássio eácido sulfúrico. Esta solução quando entra em contato com o álcool ela muda de cor passando de amarelo alaranjado para verde, e quanto mais forte a coloração verde maior é o nível de embriaguez. Ao final foi feita a verificação se de fato mudaria de cor com a adição de álcool e verificou-se que mudou de com sim. E isso de deve a oxirredução, que começa com a oxidação do álcool etílico pelo dicromatode potássio formando um aldeído acético, e sendo concluído com o dicromato dando origem ao sulfato de crômio III que é um processo facilmente identificado pela mudança de coloração.
SABÃO
Resultados e discussões:
Como o sabão atua como antisséptico local?
O sabão atuma como antisséptico local mudando o P.H local. As bactérias atuam na maioria das vezes em meio ácido e quando é feito o uso dosabão, o mesmo atua de forma que muda o P.H de ácido para básico assim fazendo com que as bactérias não se desenvolvam.
O uso excessivo de sabão prejudica o meio ambiente?
Depende do sabão. O uso de sabão feito com óleos ou gordura não prejudica o meio ambiente, pois ele é facilmente decomposto, mas o mesmo não acontece com os detergentes derivados de petróleo pois os microrganismos nãoreconhecem a cadeia carbônica ramificada e por isso não é decomposto pois as bactérias somente decompõem resíduos gordurosos de sabões de cadeia linear.
Qual a necessidade dos sabões na higiene pessoal?
O sabão tem uma parte hidrofóbica e uma parte hidrofílica. Sua parte hidrofóbica (apolar) se junta à sujeira que na maioria das vezes é apolar e sua parte hidrofílica (polar) se liga a água, assimreagindo, e quando entram em contato com água corrente são carregados e assim concluindo o processo de limpeza. E por isso os sabões são tão importantes na higiene pessoal além de alterar o P.H ácido para básico evitando a proliferação de bactérias.
Dê dois exemplos de reação de saponificação.
EX 1:
EX 2:

ESPELHO
Resultados e discussões:
1. Equacione a semi-reação ocorridacom a prata
R-CHO + 2[Ag(NH3)2]+ (aq) + 2OH- (aq) → R-COOH (aq) + 2 Ag (s) + 4NH3 (aq) + H2O
2. Nesse processo, a prata se oxida ou reduz? Ela é um agente oxidante ou redutor?
A prata reduz. E ela é um agente oxidante.
3. O grupo aldeído presente na glicose se oxida ou se reduz? A glicose funciona como um oxidante ou um redutor?
A glicose se oxida. E ela funciona como um redutor.
4. Cite onome de outro reativo coma mesma função do Reativo de Tollens.
Um reagente com mesma característica seria o Reativo de Benedict que tem a função de identificar açucares redutores.
5. Se considerarmos que, na solução de nitrato de preta utilizada, existam 0,1 gramas de íons de prata (Ag+) e que a reação tenha ocorrido totalmente (rendimento 100%) qual é a massa da prata metálica que constitui...
tracking img