Quase todos os planetas são envolvidos por uma atmosfera gasosa, mais ou menos intensa, e que é a sede de quase todas as informações que se possuem sobre eles, ao se observar um planeta, recebe-se aluz solar após ter sido refletida, difundida e modificada pela atmosfera planetária. O estudo do albedo, da polarização e do espectro de absorção dos planetas proporciona o conhecimento não só dacomposição, como do estado físico das atmosferas planetárias.

A relação entre a intensidade da luz recebida e refletida por um planeta - denominada albedo - depende do solo e da atmosfera.e,principalmente, da temperatura desta última que constitui, assim, preciosa fonte de informação. A difusão da luz pelas atmosferas planetárias polariza esta luz, o que depende em grande parte da existência departículas líquidas ou sólidas em suspensão no gás. O espectro de absorção da luz planetária permite assim definir a composição química das atmosferas e determinar vários de seus parâmetros físicos,notadamente a temperatura.

Se Mercúrio e Plutão, bem como a maioria dos satélites dos outros planetas, não têm atmosferas, quais serão as condições para que um astro do sistema solar possa reter umenvoltório gasoso? Um planeta retém a sua atmosfera graças à atração gravitacional exercida sobre as moléculas gasosas que constituem sua camada atmosférica. De acordo com a teoria cinética dos gases,estes são formados por uma mistura de moléculas que estão em constante agitação, chocando-se entre si. A agitação e a velocidade média das moléculas é tanto maior quanto maior for a temperatura do gáse os choques são mais freqüentes quanto maior forem a densidade e a pressão. As moléculas dos gases mais leves, como o hidrogênio, têm maior velocidade média que as dos gases mais pesados, como o gáscarbônico. Para vencer a atração gravitacional do planeta a que pertencem, as moléculas gasosas devem atingir velocidades superiores à velocidade de escape daquele planeta, que é tanto maior quanto... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 09). Atmosfera dos planetas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 09, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atmosfera-Dos-Planetas/344246.html

MLA

"Atmosfera dos planetas" TrabalhosFeitos.com. 09 2012. 2012. 09 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atmosfera-Dos-Planetas/344246.html>.

MLA 7

"Atmosfera dos planetas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 09 2012. Web. 09 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atmosfera-Dos-Planetas/344246.html>.

CHICAGO

"Atmosfera dos planetas." TrabalhosFeitos.com. 09, 2012. Acessado 09, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atmosfera-Dos-Planetas/344246.html.