Atletismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO

SÃO LUÍS – MA
06/03/2013
Tubino, Manoel José Gomes, 1939-
Dimensões Sociais do Esporte/Manoel José Gomes Tubino – 2. Ed. revista –São Paulo, Cortez – 2001.

Sumário

AS RELAÇÕES SOCIAIS NAS REVISÕES CONCEITUAIS DO ESPORTE4
DO SIGNIFICADO SOCIAL DO ESPORTE AS SUAS TRÊS DIMENSÕES SOCIAIS 5
AS TRÊS DIMENSÕES SOCIAIS DO ESPORTE7
OS EFEITOS SOCIAIS NEGATIVOS DO ESPORTE MODERNO8AS PERSPECTIVAS DO ESPORTE A PARTIR DE SUAS PONTENCIALIDADES SOCIAIS10
AS NOVAS IMPLICAÇÕES SOCIAIS DA PASSAGEM DO SÉCULO11

AS RELAÇÕES SOCIAIS NAS REVISÕES CONCEITUAIS DO ESPORTE

“(...) Percebe – se que o chamado Esporte Moderno surgiu no século passado, criado por Thomas Arnold, na Inglaterra, numa perspectiva pedagógica que em momento algum restringiu os aspectos agonísticos dascompetições (Tubino, 1987).” (p. 10)
“(...) Simultaneamente, o esporte, que tinha no ideário olímpico a sua maior sustentação, vivia um grande conflito: amadorismo versus profissionalismo. O profissionalismo não era admitido em nenhuma hipótese, e os casos sugeridos eram exemplarmente punidos. (...)” (p. 10)
“Entretanto, em 1936, Hitler, com os objetivos políticos de mostrar a pseudo - supremacia dosarianos nos Jogos Olímpicos, deixou nos registros da sua ação valiosos exemplos da utilização politico – ideológica do esporte. Os ensinamentos de Hitler pelos lados capitalista e socialista durante a chamada guerra fria instalada logo após a segunda guerra mundial.(...)” (p. 11)
“Outra consequência importante desse crescimento da relevância social do esporte foi o aparecimento de umaintelectualidade internacional, nascida justamente pela intenção de contestar e discutir as exacerbações que a cada dia aumentavam nas competições e nas gerências esportivas. Esta intelectualidade, pode - se dizer, deu início à Sociologia do Esporte.(...)” (p.12)
“Entre os autores que contestaram o esporte voltado unicamente para os resultados pode – se citar Antonelli (Antonelli, 1963) que ao identificarno conceito de esporte os elementos jogo, movimento e competição, observou a existência de quatro aspectos característicos: o ético - social, o psicopedagógico, e o psicoprofilático.(...)” (p. 13)
“Quanto aos Documentos Filosóficos Internacionais que influenciaram a reconceituação do esporte, o primeiro a iniciar esse processo de revisão foi o Manifesto Mundial do Esporte (1964), editado pelo“Conseil Internationale d’ Éducation Physique et Sport (CIEPS), da UNESCO, e assinado por um Prêmio Nobel da Paz (Sir Phillip Noel Baker). Este documento foi a primeira manifestação que não reconheceu o esporte somente através do redimento, mostrando que também existia um esporte na escola e um esporte do tempo livre, aberto para todos.(...)” (p. 14)

DO SIGNIFICADO SOCIAL DO ESPORTE ÀS SUAS TRÊSDIMENSÕES SOCIAIS
“(...) Também o aumento considerável do número de praticantes de esporte no mundo e o surgimento ininterrupto de novas modalidades esportivas, sob diferentes perspectivas, evidenciam que o esporte, pela sua crescente relevância social, tornou – se um dos mais importantes fenômenos deste final do século XX.” (p. 16)
“(...) O associacionismo, importante pelo seu pluralismo, queexpressa motivação, características e objetivos diferentes, é considerado por Pereira (Pereira, 1974) como a primeira vitória sobre a alienação esportiva e social. Esse autor explica que a necessidade de associação no esporte pressupõe o esporte no sentido de reunir as condições materiais necessárias para que seja apresentado um sentido de democracia interna na organização esportiva.(...)” (p. 18)“(...) O esporte, para ser considerado uma instituição social, deverá estar organizado socialmente, representar uma forma de atividade social, promover identificações sociais, e, ao mesmo tempo, ao constitui – se num problema social e num problema humano, deve promover valores. Nesta perspectiva de problematização, entende – se problema social como toda situação social na qual existem ameaças ou...
tracking img