Ativo inatingivel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1818 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA

MAURÍCIO NARCISO DA SILVA

ATIVO INTANGÍVEL

SÃO PAULO
2010

RENÊ MARQUES NEVES – RA: 660841-8
DANIEL ROCHA – RA: 109528-5
ALDO CUNHA – RA: 214043-8
RODRIGO MATEOS – RA: 989620-1

TRABALHO COM EXIGÊNCIA DA DISCIPLINA “CONTABILIDADE SOCIETÁRIA” COMO AVALIAÇÃO DA NOTA 1° BIMESTRE ORIENTADO PELO PROFESSOR MAURÍCIO.

SÃO PAULO
2010

SumárioIntrodução................................................................................ 4

Conceituação........................................................................... 5

Classificação ........................................................................ 6 – 7 - 8

Critérios de avaliação..... ......................................................... 9 e 10Amortização.............................................................................. 11

Redução ao valor recuperável do Intangível.......................... 12 e 13

Conclusão..................................................................................14

Bibliografia .....................................................................................15

Introdução

O ativo intangível éum grupo do Balanço Patrimonial, que tem como principal característica a potencialidade de gerar benefícios futuros para as empresas.
Os ativos intangíveis ganharam reconhecimento com as grandes mudanças na elaboração e divulgação das demonstrações contábeis, de acordo com a Lei 11.638, de 28 de dezembro de 2007.
Em função da importância dos ativos intangíveis, é necessário saber se osprofissionais da área contábil conhecem ou dominam as informações de modo satisfatório sobre os ativos intangíveis? Sendo assim, o objetivo deste trabalho é o de apresentar conceituação, critérios de avaliação, amortização e redução ao valor recuperável do intangível.

Conceituação

Ativo Intangível são direitos ou recursos incorpóreos que tem por finalidade gerar uma vantagem futura para empresa nomercado, gerando benefícios econômicos e contribuindo para o desenvolvimento da instituição.

Tais Ativos incluem como exemplos, Direitos Autorais, Patentes, Marcas, Fundo de Comércio, Programas de Computador, Licenças, Locações, Franquias, Permissões de Exploração e Permissões de Importação e Exportação, entre outros conforme quadro abaixo:

Classificação

Depois de um longo tempo em projeto,em 28-dez-07, foi publicada a Lei 11.638/07 que altera a Lei 6.404/76 (Lei das S/A) que começa a valer já em 01/01/2008. 
Essa vem se aproximando ao padrão internacional do IFRS (International Financial Reporting Standard), que será obrigatório para as cia abertas do Brasil a partir de 2010, de acordo com a CVM.

Uma das principais mudanças foi no Ativo Permanente haverá novo subgrupo: oIntangível, ou seja, estará dividido em: Investimentos, Imobilizado, Intangível e Diferido.
Os intangíveis, de um modo geral, têm a seguinte classificação: de geração externa e de geração interna. Os de geração externa são um gênero que se dividem nos seguintes tipos ou sub-grupos: tecnologia; comerciais e organizacionais. Os de geração interna têm as mesmas divisões do de geração externa, porém estesapresentam uma maior dificuldade na sua identificação e procedimentos de valorimetria. Ambos têm a seguinte característica: sua imaterialidade e nem sempre podem ser atribuídos exclusivamente a uma determinada conta. As avaliações econômicas têm uma participação de subjetividade por serem frutos de estimativas, legalidade; prazo de exploração; transferibilidade, o seu uso concomitante ou de formacompartilhada.

O Goodwill se caracteriza por ser um intangível que não possui usos alternativos, não é separável, os benefícios são incertos e representa vantagens que não são especificamente identificáveis. Portanto pode-se razoavelmente questionar se deve ser reconhecido.

Outro fator importante é que o Goodwill de uma empresa em funcionamento pertence aos seus investidores...
tracking img