Vacina recombinante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3094 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Vacina Recombinante

Histórico

A proteção contra doenças infecciosas através do uso de vacinas representa uma enorme, senão a maior, realização da medicina. A vacinação envolve deliberada exposição ao antígeno em condições onde não deve resultar doença. Primeira tentativa humana de manipular o sistema imunitário, expondo-se a microorganismos infecciosos, a fim dedesenvolver imunidade.

A imunoproteção ativa (imunoprofilaxia) pode resultar de uma exposição natural, não intencional ou deliberada ao agente infeccioso ou aos seus componentes. Isso foi evidenciado pelos antigos habitantes da Ásia, que, intencionalmente, expunham pessoas às crostas e líquidos e lesões da varíola. Essa prática, conhecida como variolação, foi introduzida na Inglaterra e nas suascolônias americanas em 1721. A proteção contra varíola era dependente da presença dos antígenos virais nas lesões. A preparação bruta assegurava a presença do vírus ativo em concentração suficiente para produzir varíola, de forma que alguns indivíduos morreram com a doença. Como resultado disso, essa prática foi logo abandonada no Ocidente.

Mais tarde, no século XVIII, foi observado queordenhadoras que eram expostas ao vírus da vacínia, uma doença bovina, pareciam escapar da infecção pelo vírus da varíola. Jenner, um médico inglês, demonstrou que a administração, em seres humanos, de linfa de uma vaca com vacínia resultava em proteção para os mesmos contra a varíola. Essa proteção cruzada evidencia que os vírus da varíola e vacínia compartilham antígenos, os quais podem induzir a umaresposta imune protetora.

Quase um século mais tarde (1879), Roux, trabalhando no laboratório de Pasteur, demonstrou que a bactéria que causava cólera em galinhas ou antrax podia ser enfraquecida (atenuada) por certas práticas de cultivo em laboratório, de forma que ela não conseguia mais causar a doença, mas ainda permanecia suficientemente antigênica para induzir imunidade. Pasteur eseus colaboradores também mostraram que o armazenamento de tecidos infectados com o vírus da raiva, em laboratório, produzia um agente marcadamente menos virulento do que aquele original, mas ainda antigênico. Pasteur denominou esses antígenos protetores de “vacinas”, em reconhecimento ao trabalho de Jenner.

No final do século XIX, foi descoberto que certas bactérias causavam doenças(difteria, tétano) pela liberação de potentes exotoxinas. Acidentalmente, foi demonstrado que o tratamento dessas (proteínas) exotoxinas com formaldeído e outros químicos eliminava a toxicidade das mesmas e inativava as suas propriedades antigênicas. Essas toxinas modificadas, ou “toxóides”, têm sido uma das principais bases da imunização por muitas décadas.

Culturas bem-sucedidas dos vírus emlaboratório, em condições in vitro, não eram possíveis até a década de 1930, quando as técnicas de cultura de tecidos permitiram a replicação e atenuação do vírus da febre amarela, de forma que ele pudesse ser utilizado em uma vacina. O progresso mais significativo, entretanto, ocorreu, após a descoberta em 1949, por Enders, Weller e Robbins, de que o vírus da poliomielite podia ser cultivado emcélulas humanas embrionárias ou em células renais de macaco. A obtenção de quantidades suficientes de partículas virais permitiu a preparação de vacinas contra a pólio inativadas (não infecciosas) e, mais tarde, vacinas modificadas e atenuadas. Vacinas com fragmentos subcelulares, contendo determinadas frações virais (ou bacterianas) têm sido elaboradas mais recentemente. Os progressos recentes natecnologia de vacinas, sem dúvida irão resultar em novas vacinas eficazes contra muitas doenças infecciosas que acometem tanto seres humanos quanto animais domésticos.

A vacinação tem eliminado o vírus da varíola no mundo, não são observados casos a mais de 20 anos assim ela pode ser considerada que foi totalmente eliminada através da vacinação. A Organização Mundial de Saúde realiza uma...
tracking img