Ativo circulante

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 Contas a Receber

As contas a receber representam, normalmente, um dos mais importantes ativos das empresas em geral.São valores a receber decorrentes de vendas a prazo de mercadorias e serviços a clientes, ou oriundos de outras transações. Essas outras transações não representam o objeto principal da empresa, mas são normais e inerentes ases suas atividades.
Clientes
Ogrupamento das contas representativas dos clientes, que deve estar destacado no balanço e no plano de contas, apresenta-se como segue:



1 CLIENTES



Duplicatas a receber
a) Clientes
b) Controladas e coligadas – transações operacionais
c) Duplicatas descontadas
d) Provisão para credito de liquidação duvidosa
e) Faturamento para entrega futura
f) Ajuste o valorpresente
g) Saques de exportação
h) Saques de exportação descontados


A conta duplicatas a receber este segregado nas subcontas de clientes e controladas e coligadas.Essa subdivisão é útil e necessária para facilitar o destaque no balança das duplicatas a receber de coligadas e controladas e, ainda, para sua menção na nota explicativa de INVESTIMENTOS ou TRANSAÇÕES ENTRE PARTESRELACIONADAS.

2


3 Duplicatas a Receber

As duplicatas a receber originam-se no curso normal das operações da empresa pela venda a prazo de mercadorias ou serviços, representando um direito a cobrar de seus clientes.
As duplicatas e contas a receber de clientes estão diretamente relacionadas com as receitas da empresa, devendo ser contabilmente reconhecidas somente por mercadoriasvendidas ou por serviços executados ate a data do balanço, de acordo com o principio contábil de realização da receita. Devem ser baixados somente pelas cobranças feitas, mercadorias devolvidas ou descontos comercias e abatimentos concedidos até aquela data.
As contas a receber devem ser avaliadas pelo seu valor liquido de realização, ou seja, pelo produto final em dinheiro ou equivalenteque se espera obter. Para tanto, deve-se baixar as contas prescritas e constituir uma provisão para credito de liquidação duvidosa para cobertura de eventuais perdas esperadas na cobrança das contas a receber, motivo pelo qual essa provisão é classificada como redução das contas a receber, para serem apresentadas pelo seu valor liquido realizável.



4


5 Provisão para Créditos deLiquidação Duvidosa


6 A constituição dessa provisão tem como contas de despesas operacionais (despesas com vendas). Quando um saldo se torna efetivamente incobrável, ou seja, quando se esgotaram sem sucesso os meios possíveis de cobrança, sua baixa da conta de clientes deve ser feita tendo como contrapartida à própria provisão. Então essa provisão é constituída para cobrir os casos de contas quenão se espera sejam recebidas dos clientes respectivos.


7


8 Duplicatas descontadas


9 Visando suprir o seu capital de giro, é comum a empresa efetuarem o desconto de duplicatas a receber em estabelecimentos bancários. O banco compra a vista essas duplicatas, “descontando” no ato as despesas bancarias e os juros a que tem direito pelo período a transcorrer entre a data do desconto e adata do vencimento das duplicatas. Todavia, as condições para operação definem a responsabilidade da empresa que efetuou o desconto pelo pagamento das duplicatas ao banco, caso seu cliente falte com o pagamento no vencimento. por esse motivo, o montante das duplicatas ou contas a receber descontadas na data do balanço deve ser demonstrado subtrativamente das contas a receber respectivas, de modoa esclarecer que a empresa negociou aqueles direitos mas poderá a vir a ter de readquira-los , caso o devedor falte com o pagamento.


10


11 Outros Créditos


12 O grupamento de outros créditos pode ser genericamente analisado como sendo composto demais títulos, valores e outras contas a receber, normalmente não originadas do objeto principal da sociedade.


13 Os critérios de...
tracking img