Atividades do planejamento e controle da produção

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3920 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

É o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta à produção para que oproduto seja entregue na data e quantidade solicitada.
O Planejamento e Controle da Produção têm como finalidade gerenciar as atividades da operação produtiva de modo a satisfazer de forma contínua à demanda os consumidores. Qualquer operação produtiva requer planos e controle, mesmo que o grau de formalidade e os detalhes possam variar.

CONCEITO E TERMINOLOGIA

FUDAMENTOS E INTRODUÇÃO AO CUSTODE PRODUÇÃO

Alguns métodos de planejamento e controle como o MRP (Planejamento das Necessidades de Materiais) e o JIT (Just in Time), têm evoluído bastante, por isto, estes conceitos mais elaborados são examinados em capítulos independentes, em outras disciplinas do curso de Engenharia de Produção. Os diferentes aspectos do planejamento e controle podem ser vistos como representando aconciliação entre suprimento e demanda. É esse o propósito do planejamento e controle, garantir que os processos da produção ocorram eficazmente e eficientemente e que produzam produtos e serviços conforme requeridos pelos consumidores.
Podemos dizer que o PCP estará pronto quando forem respondidas as seguintes questões:
1° O que produzir? 2° Quanto produzir? 3° Onde produzir? 4° Como produzir?
5° Quandoproduzir? 6° Com o que produzir? 7° Com quem produzir?
A partir da configuração do processo de produção, o PCP irá criar uma carta mapa, documento denominado plano mestre de produção (PMP), que é a diretriz de produção.
Trata-se do conjunto de atividades da administração da produção relacionadas à alocação eficaz e eficiente dos recursos de produção da organização (materiais, máquinas,equipamentos e pessoas) para a produção dos bens e serviços demandados pelos clientes.
Historicamente, com o desenvolvimento da administração científica, as funções de planejamento e controle da produção, antes exercidas de forma empírica pelos supervisores de produção, passaram a ser centralizadas em um departamento específico da fábrica, usualmente denominado PCP.
Em geral, o departamento de PCPdedica-se as atividades mais operacionais como a programação da produção, controle de estoques (matérias-primas, em processo e produtos acabados), emissão e controle de ordens de produção, entre outras atividades do dia-a-dia da produção.
Entretanto, a atividade de planejamento não se limita ao nível operacional. No nível tático-estratégia, a gerência de produção toma decisões de médio e longo prazo queincluem decisões sobre a aquisição de equipamentos e máquinas, contratação de pessoas, administração de materiais e fornecedores, com base em previsões atualizadas de demanda. Este processo de decisão, atualmente denominado Planejamento de Operações e Vendas (POV), envolve, além da Produção, outras áreas da empresa, especialmente as áreas de Vendas e Financeiro.
Do ponto de vista acadêmico, osconceitos e habilidades necessários para o exercício da atividades de PCP são abordados em disciplinas também denominadas Planejamento e Controle da Produção. No currículo de uma disciplina típica de PCP, destacam-se os seguintes tópicos:
- Previsão da demanda
- Planejamento da capacidade de produção
- Planejamento agregado da produção
- Programação mestra da produção
- Programação detalhadada produção
- Controle da produção
Previsão da demanda: os métodos estatísticos e subjetivos de previsão de demanda auxiliam os gerentes de produção no dimensionamento da produção e dos recursos materiais e humanos necessários. A previsão de demanda assume um papel ainda mais importante quando a empresa adota uma estratégia de produção para estoque.
Planejamento da capacidade de produção: a...
tracking img