Atividades de HBP História do Brasil e do Paraná

8111 palavras 33 páginas
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS
Curso de Pedagogia

MÓDULO:

HISTÓRIA DO BRASIL E DO PARANÁ – 60h

UNIDADE 1

DO BRASIL COLÔNIA AO IMPÉRIO

 Questões obrigatórias para o dossiê

1. Analise as transformações históricas vivenciadas pela Europa durante o século XV, relacionando-as com o processo de expansão marítima iniciado pelos portugueses.
R- Durante o século XV, o comércio com o Oriente garantiu muitos lucros para os europeus. O comércio com o Oriente era controlado pelos Árabes e Italianos, os portugueses queriam participar desse comércio, foi quando começaram a procurar uma nova rota marítima para chegar ao Oriente. Os primeiros navegantes tiveram que passar por vários obstáculos naturais do oceano. Os portugueses tinham uma experiência muito grande com o mar, porque, a base da economia era fruto da pesca e da extração do sal. Pequenas cidades foram surgindo no litoral português, desenvolvendo um intenso comércio. Portugal investiu na conquista de novas terras e fontes de comércio e exploração de riquezas. Portugal prosseguiu sua expansão por outros pontos da África. Conquistou então as Ilhas de Madeira e Açores, com elas ganharam muita experiência em colonização e construíram pontos comerciais no litoral africano. Mas o objeto maior dos portugueses era chegar à Índia.

2. Como se deu o processo de exploração do pau-brasil durante o período pré-colonial?
R- O Pau-brasil antes era importado do Oriente e os portugueses tinham grande interesses comerciais, pois o Pau-brasil era muito usado na Europa para tintura de tecidos e fabricações de móveis. A exploração do Pau-brasil só foi possível com a ajuda e a experiência dos nativos, que era feito através do escambo, os nativos derrubavam as arvores, limpavam e arrumavam nas embarcações e em troca recebiam ferramentas como machados, objetos de encanto como colares tecidos etc.

3. Escreva um texto sobre o

Relacionados

  • Uma nova estrutura agrária
    30334 palavras | 122 páginas
  • Fitoterapia chinesa
    50139 palavras | 201 páginas
  • fisioterapia dermato funcional
    56748 palavras | 227 páginas