Atividades de dpp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2518 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema Digestório

1. Conceituar do ponto de vista funcional o sistema digestivo;
O sistema digestório é um órgão tubular oco com a finalidade de receber, digerir, processar e fornecer o suprimento nutritivo para todo o corpo.
2. Citar as partes componentes do sistema digestivo;
O sistema digestório é composto pelo canal alimentar que se inicia no cavidade bucal, faringe, esôfago, estômago,duodeno, intestino delgado, intestino grosso, reto, anus e por órgãos anexos como glândulas salivares, fígado e pâncreas.
3. Definir cavidade bucal e citar suas partes com respectivos limites;
A boca é a parte inicial do sistema digestório responsável pelo esmagamento dos alimentos e início da absorção dos nutrientes. A boca fica situada na parte frontal inferior da cabeça e sendo limitadaanteriormente pelos lábios, posteriormente pela parte bucal da faringe através de uma região estreitada, o istmo das fauces. Superiormente pelo palato, inferiormente por músculos do assoalho e lateralmente pelas bochechas. Ainda nesta cavidade fazem parte as saliências como a gengiva, dentes e língua.
4. Definir palato;
O palato é o teto da boca e é composto pelo palato duro e palato mole e suafunção, separar a cavidade bucal da nasal.
5. Citar os limites do istmo das fauces;
O istmo das fauces fica limitado superiormente pela úvula, lateralmente pelos arcos palatoglossos e inferiormente pelo dorso da língua.
6. Definir fossa tonsilar;
Fossa tonsilar, é a denominação do local em que se encontra a tonsila palatina ou seja, inferiormente à prega semilunar, anteriormente ao arcopalatofaríngeo e posteriormente ao arco palatoglosso.
7. Citar as partes da língua;
Ápice, dorso, face Inferior e raiz.
8. Definir dentes, citar suas partes anatômicas e as características morfológicas de cada tipo;
Os dentes são estruturas rijas e esbranquiçadas contendo a polpa que, fica recoberta pela dentina que em parte fica protegida pelo cemento que na parte inferior (protegida pela membranaperiodental) e superior pelo esmalte do dente que se implanta nas cavidades da maxila e mandíbula denominadas alvéolos dentários. São compostos de 3 partes: raiz implantada no alvéolo, o colo circundado pela gengiva superior a raiz e coroa no ápice do dente. O homem adulto possui 32 dentes, sendo 8 incisivos, 8 pré-molares e 12 molares. Os incisivos possuem coroa em bisel com margem cortante e uma únicaraiz. Os caninos possuem coroa cônica terminando em ponta e raiz única. Os pré-molares possuem coroa com dois tubérculos e raiz única ou bífida. Os molares possuem coroa com 3 a 5 tubérculos e duas ou três raízes.
9. Descrever as dentições;
A primeira dentição ou "dente de leite" possui 20 dentes sendo 8 incisivos 4 caninos e 8 molares que começam a aparecer após os 6 meses de idade. Os dentespermanentes possuem um total de 32 dentes sendo: 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares que começam a substituir todos os dentes de leite entre 6 e 7 anos, podendo se estender até os 25 anos de idade para nascimento dos últimos molares.
10. Citar as glândulas salivares extraparietais, sua localização e trajeto de seus ductos excretores;
As glândulas salivares são consideradas anexosdo sistema digestório, responsáveis pela secreção da saliva. As mais importantes são as extraparietais que compreendem 3 pares de glândulas. As glândulas parótidas, estão situadas lateralmente a face e anteriormente ao ouvido externo. Seu canal excretor o ducto parotídico, abre se no vestíbulo da boca ao 2º molar superior. A glândula submandibular localiza-se anteriormente e inferiormente aparótida se protegendo com o corpo da mandíbula. Seu ducto canal o ducto submandibular abre-se no assoalho da boca próximo ao plano mediano abaixo da língua. A glândula sublingual sendo a menor das três, fica situada lateral inferiormente à língua sob a mucosa que reveste o assoalho da boca, e sua secreção é lançada na cavidade bucal sob a porção mais anterior da língua por canais que se estendem...
tracking img