Atividades de ciencias sociais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1037 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância

Questões Avaliativas do 1º Bimestre
Ciências Sociais



Semestre: 2º
Administração de Empresas
Pólo São José dos Campos – SP
Período Letivo: 2011
Turma: Sexta e Sábado

Questões Avaliativas de Ciências Sociais

1) Analise os versos da música “É”, de Gonzaguinha:
É!
A gente quer viver pleno direito
A gente querviver todo respeito
A gente quer viver uma nação
A gente quer é ser um cidadão
A gente quer viver uma nação...
Relacione o verso da música “A gente quer viver uma nação. A gente quer é ser um cidadão” com os canais institucionalizados que permitem aos indivíduos exercerem a cidadania e interferirem no planejamento governamental.
R. Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, àpropriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos. Os direitos civis e políticos não asseguram a democracia sem os direitos sociais, aqueles que garantem a participação do indivíduo na riqueza coletiva: o direito à educação, ao trabalho justo, à saúde, a uma velhice tranqüila. É a qualidade do cidadão de poderexercer o conjunto de direitos e liberdades políticas, socioeconômicas de seu pais.
2) O jornal “O Globo”, em 13 de fevereiro de 2010, publicou no site da globo.com um artigo que fala sobre a tendência de jovens europeus com mais de trinta anos permanecerem na casa dos pais. Os principais motivos apontados foram à alta taxa de desemprego e os preços elevados de compra e aluguel de imóveis. Ogoverno de países como a Espanha e a Itália adotaram medidas para incentivar que os adultos deixem a casa dos pais fornecendo uma mesada. Explique a relação entre o texto acima e os conceitos de status atribuído e adquirido.

R. Acredito que para esses jovens acaba sendo de certa forma cômoda permanecer, na casa dos pais, pois seus “status” atribuído, que na verdade é o “ status” atribuído dos paise não deles, continuarão mesmo. Ou seja eles gostam do “status” atribuído dos pais.
Tentando alterar esta situação os governos citado incentivam os jovens a seguir seu próprio caminho (adquirir seu próprio status). Provavelmente o objetivo de incentivar o setor imobiliário e a economia .

3) GRIFE DE LUXO AFASTA FUNCIONÁRIOS “FEIOS, GORDOS E VELHOS”

Uma gerente da grife italiana Pradaestá processando a empresa, alegando que recebeu ordens para manter apenas gente bonita em suas lojas no Japão Uma gerente sênior de vendas da grife italiana Prada no Japão está processando a empresa sob alegação de que recebeu ordens superiores para mudar seu corte de cabelo e emagrecer para se adaptar aos padrões da Companhia. Ela afirma, ainda, que o chefe a chamou de feia e disse que tinhavergonha de apresentá-la a executivos do alto escalão da Prada. Rina Bovrisse, que era responsável por uma equipe de 500 pessoas em 40 lojas espalhadas pelo Japão, entrou com ação na justiça do trabalho japonesa baseada em discriminação e perseguição. No processo, Rina afi rma que em maio do ano passado recebeu ordens diretas do CEO da Prada Japão, Davide Sesia, para “eliminar” cerca de 15 gerentes daárea de varejo que ele teria descrito como “feios, gordos, velhos, horríveis ou que não tenham o visual Prada”. A ordem teria sido dada após uma visita a 40 lojas da grife italiana, uma das mais desejadas do universo da moda. Após a visita do CEO, o departamento de recursos humanos teria notificado 13 funcionários, que foram transferidos devido a “vendas inferiores”, segundo contou Rina Brovrisseao jornal japonês “Japan Times”. Pouco depois, ela diz que foi chamada para uma reunião com o próprio Davide Sesia, que lhe disse para “mudar o corte de cabelo e perder peso” porque ele teria “vergonha de sua feiúra e não queria que funcionários do alto escalão na Itália a vissem em suas visitas”. Com 18 anos de experiência no mercado internacional de moda, a gerente recebeu uma “licença...
tracking img