Atividade I - 1o Semestre - Arquitetura de Computadores - TADS Uninove

369 palavras 2 páginas
Responda as questões abaixo

O que são Barramentos?
Os barramentos são a forma de comunicação entre o processador e os demais componentes de um computador. Servem para basicamente 3 tipos de comunicação: de dados, de endereços e de controle.
Barramentos antigos eram de 8 bits operando a uma velocidade de 8 MHz, o que possibilitava o tráfego de dados a 8 megabytes por segundo.
Os PC-AT 286 introduziram os barramentos ISA que trabalham a 16 megabytes por segundo. O barramento ISA é amplamente utilizado até hoje.
Já com o advento dos PC-AT 386, também apareceu um novo tipo de barramento, o MCA, de 32 bits mas que não se popularizou devido ao alto custo, incompatibilidade com o ISA e por ser um padrão fechado, proprietário da IBM.
Por sua vez, a Compaq criou um novo tipo de barramento como resposta ao MCA, chamado de EISA, que nativamente funcionava em 8 MHz com vistas a manter compatibilidade com o ISA, mas tinha palavras binárias de 32 bits.
Logo após surgiu o VLB, ou VESA Local Bus, que entregava altíssimas taxas de transferência, mas demandava excessivo consumo de energia e processamento e não suportava plug & play.
Já o padrão PCMCIA é um padrão de barramento muito comum em dispositivos portáteis, como notebooks. Sua maior vantagem era o tamanho diminuto.
Outros barramentos são o AMR, ACR, AGP (especialmente desenvolvido para placas de vídeo).
Atualmente, os barramentos mais comuns são o PCI, extremamente rápido, barato e que possui uma controladora própria no chipset, independendo assim do processador; e o USB, ou Universal Serial Bus, para conexão de dispositivos externos que tornou possível a concretização do conceito de plug and play, sendo muitíssimo veloz; e o Firewire, também rapidíssimo e muito utilizado para conexão de dispositivos digitais.
O que são as IRQ’s nos computadores?
IRQ, Interruption Request, ou simplesmente interrupção é um recurso dos computadores padrão PC que permite aos dispositivos conectados a um computador executarem

Relacionados