Atividade sobre cultura de massa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE DIRECIONADA EM GRUPO

A partir da exposição em sala de aula e da leitura do trecho do livro Sociologia do Turismo do autor Krippendorf, discorra uma redação (mínimo 25 linhas) expressandouma reflexão crítica sobre a relação entre trocas culturais e a atividade turística.

O ENCONTRO ENTRE VIAJANTES E VIAJADOS

“A comunicação com vocês, turistas, é uma questão e tanto. Quando vocêschegam à nossa ilha, ficam entre si e não tentam estabelecer relações conosco. Bem, relações, talvez fosse exigir muito. Bastariam algumas palavras, não é o que procura a maioria das pessoas? Para teramigos, devemos falar com os outros, mas parece que vocês não têm esta necessidade” . Trecho da reação de Erwin Harris, estudante de 14 anos, de Antigua, nas Caraíbas.
Um encontro digno deste nomedeveria ser marca de interesse humano, e não material, no que diz respeito ao próximo, e de um anseio de compreensão e respeito mútuo. Mas as condições nas quais se desenvolve o turismo moderno nãochegam a favorecer o desabrochar de atitudes deste tipo, que seja deu um lado ou de outro. Os obstáculos são imensos e quase insuperáveis. Na descrição do turismo que traçamos, assistimos, quase que acada passo, a fenômenos que comprometem qualquer oportunidade de encontro.

COMPREENSÃO ENTRE OS POVOS?

Eis o que, no início dos anos sessenta, escrevia um eminente pesquisador em turismo: “oturismo se tornou o primeiro instrumento da compreensão entre os povos”. Ele permite o encontro de seres humanos que habitam nas regiões mais afastadas e são de línguas, raças, religiões, orientaçãopolítica e posição econômica muito diferentes. Ele os reúne. É graças a ele, em grande parte, que estes seres humanos conseguem estabelecer um diálogo entre si, compreender a mentalidade do outro, que, delonge, lhe parece tão estranho, preenchendo, dessa forma, o fosso que os separa. Como a preocupação central do turismo é o ser humano, e não a economia, ele constitui um dos principais fatores de...
tracking img