Atividade pre laboartorio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (260 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Pré-Laboratório

PRÁTICA 5
DETERMINAÇAO DA TEMPERATURA DE FUSÃO DO NAFTALENO

1) Considere a seguinte situação: uma substancia A e outra substancia Bpossuem mesmo ponto de fusão (69 °C). Se usassemos a temperatura de fusão como a única técnica de identificação, qual o procedimento experimental que você utilizaria paraidentificar se o conteúdo de um frasco (sem rótulo), com temperatura de fusão igual a 69 °C e a substancia A ou B? Considere que amostras puras dos dois produtosestão disponíveis no laboratório.

Aquecimento das duas substâncias até atingir o ponto de ebulição, embora essas substâncias apresentem o mesmo ponto de fusão, elasdevem apresentar pontos de ebulição diferentes (lembre-se que estamos com duas substâncias puras distintas).

2) Procure na literatura o ponto de fusão e aformula estrutural do naftaleno.

Ponto de fusão: 82,4° C
Formula estrutural:

3) Acesse no site de simulações phet, a simulação sobre estados da matéria eresponda:

a) Na simulação de “Mudança de Fase”, selecione a molécula de agua. Faca o aquecimento e o resfriamento do sistema. O que ocorre com a pressão do sistema àmedida que a temperatura aumenta? E com a diminuição da temperatura? Explique.

Com o aumento da temperatura ocorre o aumento da pressão do sistema, quando atemperatura diminui a pressão sofrerá uma diminuição.

b) Descreva como aquecimento ou resfriamento altera o comportamento das moléculas.
Com o aquecimento as moléculastendem a ficarem livres podendo chegar ao ponto de ebulição, com o resfriamento as moléculas tendem a se agruparem podendo chegar ao ponto de solidificação.
tracking img