Atividade fisica para gestantes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Personal Training

GESTANTES

Lua Seixas
Gravidez

A gravidez é a consequência da fecundação do óvulo por um espermatozoide gerando um zigoto. Após sua implantação no útero feminino, retirará dele seus nutrientes para poder se desenvolver e se tornar um novo ser (NETTO, 2004).
No entanto, gravidez não é só biologia. É: também um período de mudanças e rupturas para a mulher. Cada uma é umuniverso, que reage de forma diferente aos diversos estímulos. Estas diferenças devem ser respeitadas e compreendidas em todas as fases da sua vida, inclusive e principalmente na gestação (MARQUES e DUARTE, 2000). O período para a atividade física para gestantes pode ser dividido em três trimestres sendo eles: 0 a 12 semanas, 13 a 28 semanas e 29 a 40 semanas.
A gestação promove em nossoorganismo uma série de modificações, que se adaptam ao novo processo pelo qual o corpo irá começar a passar, dentre elas estão o aumento do volume uterino, que faz que o diafragma seja comprimido, dificultando a respiração. O estômago tem seu eixo alterado para horizontal dificultando a digestão. Aumento no volume das glândulas mamárias, solicitando mais músculos dorsais e peitorais o que leva a gestantea um grande desconforto em se manter numa posição por muito tempo. Fragilidade dos ossos e afrouxamento dos ligamentos, por isso, deve-se trabalhar com cargas reduzidas (VIANNA E NOVAES, 2009).
Na parte metabólica do organismo também ocorrem alterações, passando a ser a base de glicose. O aumento da frequência cardíaca varia em torno de 20% a 30%, aumenta a supressão de resposta ao estresse e adiminuição da resistência periférica. No sistema circulatório, o aumento do volume sanguíneo se da em torno de 30% e do plasmático 40%, aumento do volume do coração e aumento no débito cardíaco (volume de sangue bombeado em um minuto). Em relação ao sistema pulmonar ocorre um aumento na ventilação em torno de 40% a 50%. A placenta fica responsável pelo transporte de oxigênio e gás carbônico até amãe e o bebê e a gestante está sempre mais cansada devido ao aumento de consumo de O2 por conta de seu bebê e a pressão sofrida pelo diafragma. Acontece no corpo um aumento na habilidade de suportar o calor em 30% no início até 50% no final da gestação e disfunções nos hormônios que acarreta alterações emocionais e de hábitos.

Objetivos da Atividade Física em Gestantes:

* Manter a aptidãofísica.
* Evitar excesso de peso.
* Melhora do sono
* Melhora da autoestima
* Maior participação na hora do parto
* Recuperação mais rápida no pós-parto.

Recomendações segundo o American College of Obstetricians and Gynecologists:

* Sempre necessário uma avaliação medica previamente.
* Manter a FC ate no máximo 140 bmp.
* Realizar exercícios que levem a fadiga(50% a 70%).
* Frequência de duas a três vezes na semana.
* Ambiente com temperatura amena e roupa apropriada.
* Manter a hidratação da gestante.
* Evitar exercício em gestante que tenham risco comprovado.
* Parar a atividade quando apresentar sintoma fora do comum.

Alterações posturais

A parede abdominal é a primeira a sentir as modificações, deslocando o centro degravidade, sujeitando-se à lordose lombar à medida que a barriga aumenta. Ocorre, ainda, o aumento das glândulas mamárias. Estas solicitam mais músculos dorsais e peitorais. Além disso, as relaxinas diminuem a percepção de dor articular, o que tem de ser levado em consideração em exercícios que envolvem grande amplitude, a fim de evitar lesões. Os ossos estão bem mais frágeis e seus ligamentos maisfrouxos, por isso, deve-se trabalhar com cargas reduzidas. A musculatura está impregnada de líquidos e tem seus ligamentos e tendões afrouxados, os quais se tornam incapazes de funcionar como sustentadores, aumentando o risco de lesões.

Avaliação física

Antes do início do treinamento, a mulher grávida tem de estar liberada pelo médico para a realização de exercícios. O nível de atividade...
tracking img