Atividade Estruturada - Matematica Financeira

Atividade Estruturada
Trabalho de matemática Financeira


A Origem da moeda

A origem da moeda, das operações comerciais e da cobrança de juros nos empréstimos Quando o homem se fixou à terra,passou a permutar o excedente que produzia,fazendo com que surgisse a primeira manifestação de comércio: o escambo, consistindo na troca direta de mercadorias, sem equivalência de valor. Nessa troca,algumas mercadorias passaram a ser mais procuradas que outras, assumindo a função de moeda-mercadoria (sal, gado, pau-brasil, açúcar, cacau, tabaco e pano). O sal deu origem à palavra salário, assimcomo a palavra gado, em latim pecus, ao termo pecúlio. Com o descobrimento do metal, o homem passou a utilizá-lo na confecção de utensílios, tornando seu uso vantajoso e eleito como o principal padrãode valor monetário. As primeiras moedas apresentaram alguns formatos como chave e faca.
Posteriormente, passaram a ser cunhadas a martelo, em metais como ouro, prata e cobre, ressaltando atributosde beleza e expressão cultural da época em que surgiram.

Os primeiros registros encontrados a respeito dos juros, datam da era de apogeu do povo Sumério, por volta do ano 3000 a.C. À época, poucorestara do escambo, corroborando a idéia de que o homem tem em seu âmago a sede de lucro. Isto porque, não bastando o conceito de troca, idealizou-se já naquele tempo um sistema financista quepermitiria o aferimento de certa vantagem para o detentor do bem necessário. Pudemos perceber, até então, que a figura conceitual dos juros é quase tão antiga quanto a própria civilização.

No tópicoanterior, percorremos a cronologia evolutiva dos juros, principal forma de cobrança de crédito que conhecemos hoje, esta breve análise histórica permitiu a compreensão lógica sobre o tema.

As práticasfinanceiras eram utilizadas no intuito da acumulação de capital, as formas econômicas de movimentação dos capitais foram adaptadas de acordo com a evolução das sociedades. O escambo era utilizado...