Atividade Estruturada Bioqu Mica

355 palavras 2 páginas
Atividade Estruturada - Bioquímica

Os aminoácidos também são denominados de peptídeos. Têm a principal função de formar Proteínas.
O encadeamento dos aminoácidos se estabelece por meio de ligações peptídicas, mantidas entre o grupo carbonila de um aminoácido e o grupo amina de seu adjacente. À medida que o RNAr (ribossomo) percorre o filamento de RNAm (mensageiro), e realiza a leitura dos códons, acrescentando gradativamente os aminoácidos transportados pelo RNAt (transportador) na cadeia polipeptídica, vai então surgindo uma proteína.

As proteínas fornecem materiais tanto para a construção como para a manutenção de todos os nossos órgãos e tecidos. Podem ser de origem vegetal ou animal.
Quando ingerimos proteínas, elas são quebradas durante o processo de digestão, e posteriormente, absorvidas pelas nossas células, que novamente as quebram, transformando-as em aminoácidos. Estes aminoácidos serão utilizados pelo nosso corpo onde eles forem mais necessários. Elas também participam da formação de enzimas, hormônios e anticorpos.
As enzimas são substâncias orgânicas, geralmente proteínas, que catalisam reações biológicas pouco espontâneas e muito lentas. Assim, na presença de uma enzima catalisadora, a velocidade da reação é mais rápida e a energia utilizada é menor.
Hormônios são substâncias químicas específicas de ação sistêmica, produzidos pelo próprio organismo, em glândulas ou tecidos especializados, e são derivados de proteínas, lipídios, glicídios, etc.
Os hormônios são governados por atividades cerebrais e regulam o crescimento, o desenvolvimento, controlam as funções de muitos tecidos, auxiliam as funções reprodutivas e regulam o metabolismo.

Os lipídios são compostos com estrutura molecular variada, apresentando diversas funções orgânicas como reserva energética, isolante térmico, além de colaborar na composição da membrana plasmática das células. São insolúveis em solventes polares e solúveis em solventes orgânicos.
Em geral, todos os seres vivos são

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Belo monte
    213967 palavras | 856 páginas
  • Astronomia
    210604 palavras | 843 páginas