ATIVIDADE DE PORTIFLIO 7

319 palavras 2 páginas
_________________________________

CRISTIANE PEREIRA DA SILVA

ATIVIDADE 7 - OS DESASTRES DE SOFIA

RONDONÓPOLIS – 2015
OS DESASTRES DE SOFIA

1) O texto Os desastres de Sofia configura-se melhor como um texto narrativo, descritivo ou dissertativo? Justifique sua resposta.

Narrativo, pois, o tempo todo a autora descreve de forma detalhada, os passos de sua relação vivenciada com seu professor.

2) O texto possui trechos descritivos? Em caso de resposta positiva, transcreva um dos trechos que considere descritivo. Justifique por que o considera descritivo.
Sim; “O professor era gordo, grande e silencioso, de ombros contraídos. Em vez de nó na garganta, tinha ombros contraídos. Usava paletó curto demais, óculos sem aro, um fio de ouro encimando o nariz grosso e romano”.

3) A narradora do texto – a aluna – expressa a sua opinião no texto? Em caso de resposta positiva, transcreva um dos trechos.
Sim; “...Ele não mandava, senão estaria me obedecendo. Mas eu o exasperava tanto que se tornara doloroso para mim ser o objeto de ódio daquele homem que de certo modo eu amava.”

4) Um texto pode possuir traços descritivos, narrativos e dissertativos. Que nome é dado a esse aspecto, quando presente em um mesmo texto?
Tipologia textual.

5) Explique o que é a heterogeneidade tipológica.

Ocorre quando se encontra mais de um tipo de texto presente no gênero em questão, uma narração e uma descrição não serão iguais umas as outras, elas apresentam tipos de textos narrativos e descritivos que os fazem ser classificados como tal, mas não significa que são iguais. Koch (2006) ressalta que “um gênero pode apresentar duas ou mais tipologias textuais e que esse conceito não se confunde com o de gênero textual”.

REFERENCIA

KOCH, E. V. & ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

REFERENCIAS

CHIACHIRI, M. A. F.; GAIA, C.; GOULART, M. A. F. Língua Portuguesa II. Batatais: Claretiano,

Relacionados