Atividade de libras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1549 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1º – Em sala de aula regular, com alunos surdos e ouvintes e a presença de um interprete, qual o papel do interprete e do professor regente em sala de aula.

Sabemos que para o aluno ouvinte será utilizada na Língua Portuguesa e para os alunos surdos será utilizada a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), porém sabemos na inexistência da autosuficiência em professor bilíngüe, capaz de atuar emconcomitância com as duas línguas ao mesmo tempo. Para que se tenha em sala de aula com alunos surdos e alunos ouvintes e um professor e um interprete atuando juntos, é necessário que o papel de cada um esteja bastante definido. Para que as duas línguas passem a fazer parte do mundo do aluno surdo é necessário que a língua de sinais seja considerada como L1 e a Língua portuguesa com L2, enquantopara o aluno ouvinte a Língua Portuguesa é a L1 enquanto a LIBRAS é a L2. É justamente neste momento que entra em ação o papel do professor da turma, e o do interprete, cada um desempenhando sua devida função, onde o papel do professor é oferecer o conhecimento de cunho pedagógico, visando fazer relação entre o que está ensinando na sala de aula, relacionado com o conhecimento que o aluno trazpara a escola e que foi apreendido no seu meio, no sentido de mediar a relação ensino aprendizagem, enquanto ao interprete cabe apenas a função de realizar a interpretação do que o professor está falando a seus alunos. O interprete não pode jamais explicar o assunto que o professor está explicando, mas somente ele deve fazer a interpretação da referida aula. A presença do interprete na sala é paratornar os conteúdos mais acessíveis ao aluno surdo, apara isto a transmissão desses conteúdos tem que ser de maneira compreensiva, atentando para o fato de que o aluno está aprendendo ou não.
Ainda não é muito comum a presença de um interprete da Língua Brasileira de Sinais nas escolas, mas o fato de o professor não saber como lidar com aluno surdo em sala de aula é um entrave bastantesignificativo quando o assunto diz respeito ao atendimento a essa clientela.

2º - A partir do estudo das aulas virtuais, explique qual a diferença entre língua portuguesa e LIBRAS, exemplificando.

Já é sabendo que a Língua natural usada pela comunidade surda é a LIBRAS L1, ela tem sua própria cultura e inclusive tem o mesmo nível que todas as outras línguas. Através dos sinais o suro é capaz de seexpressar, partindo das mesmas idéias, usando os mesmos sentimentos e dando os mesmos sentidos das idéias de qualquer outro aluno ouvinte. Enquanto isso a comunidade ouvinte tem com L1 a Língua Portuguesa e como L2 a Língua Brasileira de Sinais e pelo fato de cada uma representar estrutura própria é que tanto a LIBRAS, quanto a Língua Portuguesa não possuem as mesmas estruturas, ou seja, no que dizrespeito à estrutura elas são divergentes, pois a LIBRAS não é português manual, ela possui estrutura própria desta modalidade de Língua como a Língua Portuguesa também tem a sua.
Ex: Na Língua Portuguesa podemos associar a oralidade à escrita (sol=sol) porém em LIBRAS o sinal que denota sol será mais dificilmente poder ser comparado ao objeto sol, ou seja, usar a oralidade em Língua Portuguesa e demelhor compreensão que usar o sinal em LIBRAS para representar o sol.


3º - De acordo com as aulas estudadas e as vídeos-aulas assistidas, responda:

a) Qual a diferença entre os numerais em língua de sinais?

As principais diferenças estão entre os numerais cardinais, ordinais e quantitativos. Ao representar os numerais cardinais as configurações deste tipo de números são paradas, ouseja, não tem movimentos, são fixados num único tempo. Em LIBRAS os numerais cardinais servem para indicar números de telefone, C.E.P., casa, etc. Ao representar os numerais ordinais na Língua Brasileira de Sinais, eles possuem a mesma configuração dos cardinais sendo acrescentados a eles alguns momentos. Os ordinais do primeiro até o 4º em LIBRAS, são movimentados para cima e para baixo, e do...
tracking img