Atividade de biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5831 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MARCIO HENRIQUE MARTINELLI R.A.:1094833







































ATIVIDADE DE BIOLOGIA


















































BATATAIS
2012







MARCIO HENRIQUE MARTINELLI R.A.: 1094833ATIVIDADE DE BIOLOGIA










Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano, para disciplina de Fundamentos Biologicos, como atividade das unidades1,2,3 e 4 .


















BATATAIS
2012




1)Como o organismo humano éorganizado estruturalmente?


O corpo humano consiste de vários níveis de organização estrutural que estão associados entre si .
• 1º Nível- Químico: inclui todas as substâncias químicas necessárias para manter a vida. As substâncias químicas são constituídas de átomos, e alguns deles, como o carbono (C), o hidrogênio (H), o oxigênio (O), o nitrogênio (N), o cálcio (Ca), o potássio(K) e o sódio (Na) são essenciais para a manutenção da vida. Os átomos combinam-se para formar moléculas; dois ou mais átomos unidos. Exemplos familiares de moléculas são as proteínas, os carboidratos, as gorduras e as vitaminas.
• 2º Nível - Celular: As moléculas, por sua vez, combinam-se para formar o  nível celular. As células são as unidades estruturais e funcionais básicas de um organismo.Entre os muitos tipos de células existentes em seu corpo estão as células musculares, nervosas e sangüíneas. 
• 3º Nível - Tecidual: Os tecidos são grupos de células semelhantes que, juntas, realizam uma função particular. Os quatro tipos básicos de tecido são tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso. 
• 4º Nível - Orgânico: Quando diferentes tipos detecidos estão unidos, eles formam o nível orgânico. Os Órgãos são compostos de dois ou mais tecidos diferentes, têm funções específicas e geralmente apresentam uma forma reconhecível. Exemplos de órgãos são o coração, o fígado, os pulmões, o cérebro e o estômago. 
• 5º Nível - Sistêmico: Um sistema consiste de órgãos relacionados que desempenham uma função comum. O sistema digestivo, que funcionana digestão e na absorção dos alimentos, é composto pelos seguintes órgãos: boca, glândulas salivares, faringe (garganta), esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, vesícula biliar e pâncreas.
• 6º Nível - Orgânico: O mais alto nível de organização é o nível de organismo. Todos os sistemas do corpo funcionando como um todo compõem o organismo - um indivíduo vivo.2)O que é uma célula e quais são os dois tipos básicos? Caracterize cada uma delas.


Uma célula é uma das menores estruturas essenciais ao funcionamento do organismo, uma vez que são nelas onde acontecem todos os processos metabólicos do nosso organismo (todas as reações químicas).
Os dois tipos básicos de células são: células eucarióticas e células procarióticas.As células eucarióticas, são células bem organizadas, na qual teremos a presença da cariotece (membrana nuclear), uma membrana que individualizada o material genético, fazendo com que ele não fique dispesso no citoplasma, como também, encontraremos todas as estruturas citoplasmáticas, as organelas (complexo de golgi, mitocôndrias, retículos endoplasmáticos...).
Enquanto que, as célulasprocarióticas, são bem desorganizadas, onde nós não encontraremos a carioteca, ocasionando a dispersão do material genético presente no núcleo no citoplasma, como também, as únicas estruturas presentes nelas são os ribossomos (sintetizadores de proteínas).




3)Quais são as principais biomoléculas que compõem uma célula eucariótica animal e quais são suas funções?


Água:...
tracking img