atividade conjutura economica unifacs

651 palavras 3 páginas
atividades de conjutura econômica zados no Brasil, com 56% de participação.

Fonte:http://g1.globo.com/economia/negocios/noticia/2014/01/numero-de-fusoes-e-aquisicoes-no-brasil-cresce-52-em-2013.html

QUESTÃO 1
A leitura deste texto nos remete a um importante estudo microeconômico – Análise das Estruturas de Mercado. Das estruturas de mercado estudadas qual você acredita ser mais estimulada com o assunto central do texto? Comente sua resposta com base na teoria estudada. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.
Resposta: De acordo com o assunto central estudado no texto, que trata-se de "Fusões e Aquisições no Brasil", a estrutura de mercado que mais é estimulada é a de Oligopólio. Um dos principais fatores que motivam as companhias é a racionalização da produção, ou seja, produzir mais e melhor a um custo menor, eliminando a duplicidade de atividades e redundâncias operacionais. Além disso, as empresas buscam o acesso a novos mercados consumidores e/ou o reforço da posição competitiva no setor de atuação. Em alguns casos, o objetivo também é assumir posição dominante (ou até mesmo monopolista) num determinado mercado, o que pode, em tese, trazer mais prejuízos que benefícios aos consumidores. Desta forma, acaba favorecendo o Monopólio que é quando uma empresa controla um mercado sendo ela a única fornecedora deste produto/serviço ou por possuir uma fatia grande no Market share do mercado (mais de 25% de todo mercado).
QUESTÃO 2
Ainda no âmbito microeconômico, como você vislumbra vantagens e/ou desvantagens para o consumidor? Explique com base nas leis da oferta e procura. Utilize um mínimo de 6 e máximo de 10 linhas na sua resposta.
Resposta: As operações de fusão e aquisição podem proporcionar benefícios ao consumidor, pois seu resultado pode ser uma empresa mais bem estruturada e eficiente, apta a oferecer serviços mais amplos e completos. Por outro lado, há o risco de, com o poder econômico concentrado em poucos

Relacionados

  • Conjuntura economica
    671 palavras | 3 páginas
  • Conjutura economica
    415 palavras | 2 páginas