Atividade celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2382 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Descreva e explique os quatro fundamentos da teoria celular.
- Todos os seres vivos são formados por células, exceto os vírus. Como os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, ou seja, não conseguem manter a vida sozinhos, são considerados acelulares;
Somente os vírus que sâo formados por capsídeo + ácido nucléico recebe o nome de nucleocapsídeo ou virion
- Todas as reaçõesmetabólicas ocorrem ao nível celular;
Todas as reções metabolicas ocorem a nível celular que suntamente formam um sistema e desenvolvem uma função
- As células são portadoras de material genético;
As células possuem ácidos nucléicos que contem todas as informações genéticas da celular como uma maneira de acegurar a sobrevivência da espécie
- Toda célula origina-se de outra pré-existente.
Poisocorre geração espontânea das celular , forar no principio onde teorias defendem o surgimento da celular daí em diante as celular somente se mutiplican através da divisão celular

2- Quais os indícios evolucionários de que os organismos atuais são originários de um ancestral comum? Qual seria este ancestral?
A ciência atual admite que muitas substâncias presentes nos mares primitivos foramlentamente se juntando aos coacervados, tornando-os cada vez mais complexos. Admite também que no interior dos coacervados ocorreram muitas reações entre substâncias inexistentes, até que, depois de milhões de anos, surgiram os ácidos nucléicos.
Os ácidos nucléicos organizam o material genético de uma célula e comanda suas atividades diversas, inclusive a reprodução. Assim, com osurgimento dessas moléculas muito especiais, os coacervados puderam se transformar em seres unicelulares.
Os primeiros seres vivos da Terra, eram unicelulares, heterotróficos e alimentavam-se de substâncias existentes nos oceanos.
Com o passar do tempo, o número desses seres primitivos aumentou muito. Os alimentos existentes no oceanos foram lentamente se tornando insuficientepara todos. Mas milhões de anos depois, após muitas modificações acorridas no material genético, alguns desses seres tornaram-se capazes de produzir clorofila e fazer fotossíntese. Surgiram, então os primeiros seres autotróficos, que produziam o alimento necessário para manter a vida na Terra.
Foi a partir desses dois tipos de seres que se desenvolveu a vida na Terra. Eles foram sediferenciando cada vez mais e lentamente originando todos os seres vivos que conhecemos hoje, inclusive o homem.

3- Conceitue célula, eucariotos e procariotos.
As células procariontes se caracterizam pela pobreza de membrana plasmática. Ao contrário dos eucariontes, não possuem uma membrana envolvendo os cromossomos, separando-os do citoplasma. Por sua simplicidade estrutural e rapidez namultiplicação, a célula Escherichia coli, é a célula procarionte mais bem estudada.
As células eucarióticas apresentam maior complexidade com núcleo organizado em carioteca, nucleoplasma, cromatina e nucléolo, além do citoplasma com organelas organizadas com sistemas de membranas, como complexo de Golgi, retículo endoplasmático, mitocôndria, cloroplasto, entre outras.

4- Identifique as principaispartes de um microscópio óptico, bem como suas funções.
ocular:lente perto do olho amplia a imagem em dez vezes o valor da objetiva
Cabeça:contém o sistema de lentes oculares pode ser monocular ou biocular móvel ou fixo
Suporte: é parte que sustenta as estruturas sendo dividido em braço e base
Revolver:contem o sistema de objetivas possibilita girar e mudar a objetiva
Macrometro:ajunte nofoco distanciando e aprosimando a lamina da objetiva
Micrometro:tem um ajuste no foco mais refinado e minuncioso mexendo pequenas distancias na lamina
Platina:local de suporte para lamina de preparação
Objetivas:lentes situadas no revolver perto da preparação regula o aumento da imagem
Foco:direciona os raio de luz para o condensador
Condensador:lente que concentra os raois luminosos...
tracking img