Atividade de biologia celular e moleculat

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1078 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1)Descrever e fazer um esquema sobre a estrutura de cílios e flagelos.
Os cílios e os flagelos são estruturas citoplasmáticas anexas à membrana plasmática das células, tendo origem a partir do prolongamento dos centríolos, constituídos de proteínas motoras (dineínas) formando um conjunto de microtúbulos, ambas apresentam estruturas muito similares. As estruturas fundamentais tanto doscílios como dos flagelos são os axonemas, que são compostos de microtúbulos e suas proteínas associadas, descrevem-se ainda, nos cílios e flagelos, pequenos braços que partem de um dos microtúbulos dos pares periféricos ligando-os ao par vizinho: é formada por uma proteína, a nexina (fig. A) em anexo. Os cílios são estruturas com aspectos de pequenos pêlos com 0,25 µm de diâmetro,são curtos,múltiplose, nos epitélios, situa-se sempre na superfície apical da células. Já os flagelos são geralmente únicos e longos, impulsionam os espermatozóides e diversos tipos de protozoários. O movimento de um cílios ou flagelos é produzido pela flexão de sua região central conforme os microtúbulos deslizam uns sobre outros. A fig. B em anexo, ilustra como se processam o movimento ciliar e o movimentoflagelar.
.

2) Descrever a importância biológica da glicólise considerando :

A) A importância da fosforização da glicose.
A glicose é o principal substrato para as reações energéticas, sendo a glicólise o principal processo de utilização energética da glicose. É o processo central da degradação de carboidratos ou ácidos graxos, ou seja, é o primeiro passo na degradação de glicose empiruvato com um ganho de duas moléculas de ATP. Suas primeiras reações consomem energia utilizando ATP para fosforilar glicose em glicose-6-fosfato e depois frutose-6-fosfato em frutose-1,6-bifosfato.Entretanto a glicólise é uma via metabólica pela qual a molécula de glicose é oxidada a duas moléculas de piruvato e a energia é conservada como ATP e NADH.
A fosforilação impede que osintermediários da glicólise saiam da célula a despeito da concentração extracelular ser bem menor do que a intracelular. A energia do ATP é investida aumentando o conteúdo de energia livre dos intermediários, o que aumenta a velocidade da reação e faz com que as reações sigam na direção de formação do produto





B) O papel do NADH citosolico em condições de anoxia (sem O2).
Sob condições deanoxia, NADH formado durante a glicólise é reoxidade para NAD+ pela conversão de piruvato em lactato ou etanol, nessas condições (sem O2) o piruvato e os elétrons da NADH permanecem no citosol. Em músculo esquelético, por exemplo, o NADH gerado pela glicólise não pode ser reoxidado pelo O2, a incapacidade de regenerar o NADH em NAD deixaria a célula sem um receptor de elétrons. Quando um tecido animalnão pode ser supridos com oxigênio suficiente para suportar a oxidação aeróbica do piruvato e do NADH, o NAD+ é regenerado a partir do NADH pela redução do piruvato a lactato (ácido láctico).O acumulo acido láctico no músculo pode causar a fadiga muscular,o que leva a diminuição da capacidade da contração das fibras musculares e pode causar a cãibra.

C) O produto energético final daglicólise.
As reações de glicólise resultam na quebra de glicose em piruvato, com um ganho líquido de duas moléculas ATPs, ou seja para cada molécula de glicose formam duas moléculas piruvato, duas moléculas de NADH com um saldo de duas moléculas de ATP. Ao terminar as dez fases da glicólise uma molécula de glicose (6 carbonos) é hidrolisada em duas moléculas (3carbonos).


D) O metabolismo dopiruvato no ciclo do ácido cítrico.
Depois que o piruvato é formado no final da glicose, ele é rapidamente transportado para as mitocôndrias onde completa sua oxidação para CO2 e H2O gera a maior parte do ATP. A próxima etapa do metabolismo do piruvato é sua descaboxilação oxidativa, um processo irreversível de oxidação no qual o grupo carboxila onde o piruvato na forma de uma molécula...
tracking img