Atividade avaliativa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1128 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PLT 312
Regime de competência:
È uma forma de registrar os eventos contábeis, considerando seus fatos erados, isto é, aqueles fatos que dizem respeito ao patrimônio.
Este regime tamém é chamado de princípio de competência e é universalmente adotado, aceito e recomendado pela teoria da contabilidade e pela legislação brasileira. Ele evidencia o resultado da empresa ( lucro ouprejuizo) de forma adequada e completa.
Regime de Caixa:
O regime de caixa, como instrumento de apuração de resultado, é uma forma simplificada de contabilidade, aplicado basicamente às microempresas ou às Entidades sem fins lucrativos, tais como: IGREJAS, CLUBES, SOCIEDES FILAMTROPICAS, ETC.
As regras básicas para esse regime são:
- RECEITA - a RECEITA será considerada ganha (contabilizada) nomomento do seu recebimento, ou seja, quando entrar dinheiro no caixa.
- DESPESA - a DESPESA será considerada incorrida (contabilizada) no momento do pagamento, ou seja, quando sair dinheiro do caixa ( desembolso).

pesquisa1
Regime de Competência:
o registro do documento se dá na data do fato gerador (ou seja, na data do documento, não importando quando vou pagar ou receber)

AContabilidade se utiliza do Regime de Competência, ou seja, são contabilizados como Receita ou Despesa, os valores dentro do mês de Competência (qdo Gerados), na data onde ocorreu o fato Gerador, na data da realização do serviço, material, da venda, do desconto, não importando para a Contabilidade quando vou pagar ou receber, mas sim quando foi realizado o ato.

Regime de Caixa:
diferente do regime decompetência o Regime de Caixa, considera o registro dos documentos quando estes foram pagos, liquidados, ou recebidos, como se fosse uma conta bancária.

Porém para se medir os resultados de uma companhia, recomendo que se utilize do Regime de Competência, onde além de se considerar as vendas efetuadas, as despesas realizadas, também considera-se a depreciação, que no Regime de Caixa não seconsidera.

E talvez a depreciação do bens parece não ser importante, mas é, uma vez que no futuro você precisará repor esse bem, por isso há necessidade de averiguar se o que você ganha hoje, o seu lucro, cobre também essa depreciação.

pesquisa 2

REGIME DE COMPETÊNCIA
Neste critério de avaliação, analisa-se o real desempenho da empresa, considerando as operações de venda com osrespectivos custos para sua realização:
Neste caso, avaliam-se os custos efetivos (fixos e variáveis) envolvidos na realização do negócio, independentemente que tenham ocorrido recebimentos ou pagamentos
E também, nesta conta, são levados em consideração somente os valores efetivamente contratados quando da compra e da venda das unidades negociadas (de mercadorias ou de serviços)
É necessáriomontar um demonstrativo de resultados no período para verificar tecnicamente se ocorreu lucro ou prejuízo!
Não avalie sua empresa pela simples percepção da falta ou sobra de dinheiro no caixa!
ar um demonstrativo do fluxo de caixa deste mesmo período para verificar a sobra ou falta de dinheiro!

pesquisa 3
REGIME DE CAIXA
Neste critério de avaliação, analisa-se o fluxo de caixa no período, ouseja, analisa-se as entradas e saídas de dinheiro com seus respectivos saldos diários, sendo que:
Sobra de dinheiro em caixa não é sinônimo da obtenção de lucro!
Exemplo de casos que retratam esta situação:
-venda a vista de itens comprados a prazo
-venda de itens disponíveis em estoque e que já tenham sido pagos em períodos anteriores
-recebimentos em datas inferiores aos pagamentos (quandoo prazo para pagamento da compra é superior ao do recebimento das vendas)
-entrada de dinheiro originada em outras fontes que não seja a venda (venda de um bem imobilizado, empréstimos, …)
Falta de dinheiro em caixa não é sinônimo de prejuízo!
Exemplo de casos que retratam esta situação:
-pagamento da compra de um lote de mercadorias e/ou matéria-prima que ainda não fora vendida
-...
tracking img