Ativid3 Seminario Patriciabenfica Adm Plaed

595 palavras 3 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOP
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂCIA – CEAD
Curso de Administração Pública
Disciplina: EAD384 - Seminario Tematico: Carreira E Profissao Serv. Publico

NOME: Patrícia Mendes Benfica
MATRÍCULA: 12.1.7849
PROFESSORES: Dra.Tânia Rossi Garbin Dr. Carlos Alberto Dainese
PÓLO: Lagamar – MG

ATIVIDADE 3 - DESCREVER COMO ELABORAR PLANO DE CARREIRA

No serviço publico, são muitas as dificuldades, no que diz respeito a uma gestão de pessoas, em virtude da falta de direcionamento estratégico nos moldes da que ocorre nas organizações privadas. Mesmo assim, em Minas gerais já é possível identificar sinais de melhoria em alguns setores da administração pública. Apesar de o gestor público ter pouco poder de decisão com base na competência daquele a quem gerencia, é necessário compreender o papel da administração pública e saber lidar com suas peculiaridades. Um dos caminhos para superar esses obstáculos é capacitar as pessoas que compõem o quadro funcional.
Ainda se tratando sobre a motivação do servidor publico em Minas, existe um assunto que gera discussões que é a questão da estabilidade do funcionário publico, pois essa possibilidade de ter um emprego garantido pode gerar certa acomodação no serviço. Entretanto, ao contrário do que se ouve falar, a estabilidade funcional não tem como objetivo perpetuar, no cargo público, aquele que, de alguma forma, não está preparado para exercê-lo. É, antes de tudo, um ampliador constitucional que garante ao bom servidor continuar a prestar serviços como agente público, mesmo que isso contrarie a interesses políticos ou a vontade pessoal do diretor.
O Estado de Minas Gerais orienta os Municípios a elaborar os Planos de carreira com a seguinte visão de que tipicamente, na organização administrativa, não há carreiras específicas para a área meio e fim dos órgãos e entidades. Ademais, a maioria dos órgãos e entidades possui apenas três ou

Relacionados