ARTESARQUITET NICAS

2224 palavras 9 páginas
INTRODUÇÃO
A Arquitetura grega mostra-se como um dos aspectos mais importantes da civilização grega, dado os seus colossais monumentos arquitetônicos provocarem grande admiração perante os olhos daqueles que os observam e mostrarem o grande controle que os gregos exerciam sobre si mesmos, revelados nas suas obras através da perfeição, do equilíbrio e da harmonia.

ARTE GREGA – ARQUITETURA
Durante um longo período a população grega ficou separada em pequenos e pobres povoados sem nenhum tipo de organização arquitetônica e urbana, onde a cabana era a forma mais comum de moradia.
A colonização foi muito importante para difundir um sistema urbanístico, em que centros habitacionais foram projetados de forma bem simples, porém, eficazes. Um projeto em que ruas regulares, espaços públicos e privados estivessem bem definidos, já havia sido aplicada no século VI a.C. em algumas colônias.
A evolução cultural e o progresso econômico levam a uma concepção de cidade e de sua distribuição interna, que se torna fato em V a.C.
Hipodamo de Mileto foi um teórico que se converteu em um símbolo de maturidade do urbanismo grego. Mesmo a planta regular não ter sido invenção sua, ela recebeu o nome de "hipodérmica" por seu grande conhecimento e projetos realizados.
O amadurecimento adquirido continua progredindo no século IV a.C. No período helenístico são grandes as mudanças que ocorrem nas cidades. Um ótimo exemplo é Alexandria, uma grande metrópole com largas e extensas avenidas; cuidadosa distribuição de bairros; áreas públicas e portos.
AS ORDENS ARQUITETÔNICAS Os Gregos inventaram três modelos de criação arquitetônica, chamados ordens. As três ordens gregas são: Dórica, Jônica, Coríntia. Cada ordem possuía elementos decorativos adequados a ela. Esses elementos decorativos eram baseados em formas e elementos da natureza, construído de forma racionalizada pela geometria, podendo ser executados em relevos, pintados em afresco ou coloridos com pequenas pedras formando o mosaico.

Relacionados