Atitude filosofica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. O QUE O TEXTO DEFINE COMO ATITUDE FILOSÓFICA?

A decisão de não aceitar como óbvias e evidentes as coisas, as ideias, os fatos as situações, os valores os comportamentos de nossa existência cotidiana; jamais aceitá-los sem antes haver investigado e compreendido é o que pode ser entendido por filosofia.
A atitude filosófica não é uma atitude natural, e sim uma atitude crítica, onde diz nãoàs evidências, problematizando e questionando, consiste em abordar os problemas sem preconceitos, mas para ter essa atitude não basta problematizar e questionar tem de arranjar argumentos válidos. Esta atitude reflexiva pode-nos conduzir a uma atitude filosófica. A atitude filosófica se decorre do quotidiano. Não é fácil caracterizá-la, dada a enorme diversidade de aspectos que pode assumir.
Algunsaspectos que caracterizam a atitude filosófica:
Espanto. A filosofia tem a sua origem no espanto, na estranheza e perplexidade que os homens sentem diante dos enigmas do universo e da vida. É o espanto que os leva a formular perguntas e conduz à procura das respectivas soluções.
Duvida. Duvidar de tudo aquilo que é assumido como uma verdade adquirida. Ao duvidar distancia-se das coisas,quebrando desta forma a sua relação de familiaridade com as coisas. O que era natural torna-se problemático. O que então emerge é uma dimensão inquietante de insatisfação e problematização. A reflexão começa exatamente a partir do exame daquilo que se pensa ser verdadeiro.
Insatisfação. Na filosofia não encontrar respostas para as inquietações. O que se encontra na filosofia são perguntas, problemas equestionamentos para que não se confie em autoridade exterior à sua razão, para que duvide das aparências e do senso comum.
O que pode ser considerado da atitude filosófica é dizer não ao senso comum, aos preconceitos e crenças, pois sempre a algo novo para descobrir e aprender. Um dos principais atributos da atitude filosófica é interrogar sobre os fatos, ideias, situações e comportamentos, atémesmo os nossos. É ser “curioso” acerca do por que das coisas. Estas mudanças frequentemente inquietam-nos ou maravilham-nos, despertando a nossa curiosidade sobre o porquê das coisas, levando-nos a questionar o que nos rodeia. Ao fazê-lo estamos a distanciarmo-nos da realidade, que de repente se tornou estranha ou mesmo enigmática.
Com esta atitude distanciamo-nos do nosso mundo rotineiro,através do pensamento, olhando-o como se nunca o tivéssemos visto antes, como se tivéssemos acabado de nascer.


2. MOSTRAR A RELAÇÃO ENTRE A FILOSOFIA E AS CIÊNCIAS.

Existem várias formas de se pensar a relação entre filosofia e ciência, e talvez a mais tradicional seja a de encarar a filosofia como uma espécie de conhecimento incipiente, à espera de uma formulação científica, de umasistematização rigorosa.
O papel da filosofia não é o de funcionar como fundamento ou extensão das ciências, mas como sua observadora crítica. A ideia é a de que as disciplinas científicas particulares usam conceitos e métodos. As relações entre os diversos conceitos, embora estejam implícitas no seu uso científico, podem não ser explicitamente claras para nós. O papel da filosofia da ciência seria assim o declarificar essas relações conceptuais. Uma vez mais, as ciências particulares usam métodos específicos para fazer generalizações, a partir de dados da observação, em direção a hipóteses e teorias. O papel da filosofia, segundo esta perspectiva, é o de descrever os métodos usados pelas ciências e explorar as bases de justificação desses métodos, isto é, compete à filosofia mostrar que os métodos sãoapropriados para encontrar a verdade na disciplina científica em questão.
A ciência é encarada como um domínio de investigação que coloca problemas e questionamento de natureza filosófica e especulativa, e juntamente com a filosofia atinge objetos comuns a ambas, como a teoria do conhecimento, a lógica ou a metafísica.
Filosofia e ciência são esquemas de leitura da realidade. Ambas são...
tracking img