Aterro sanitario de gramacho

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O aterro Sanitário de Gramacho:
Em Outubro de 2008, a Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro decidiu interditar setenta por cento da área do aterro sanitário de Gramachoem decorrência da alta frequência de aparição de rachaduras. Em Agosto de 2008, cinquenta por cento da área já estava interditada. O terreno se encontra instável desde 2004, mas o aparecimento de umgrande número de novas rachaduras em um curto espaço de tempo provocou a decisão de acumular lixo somente no centro do aterro sanitário.
Em fevereiro de 2005, a prefeitura de Duque de Caxiascomeçou a cobrar uma Taxa de Recomposição Ambiental por cada caminhão que depositava lixo em Jardim Gramacho. Já em janeiro de 2009, a Secretaria de Meio Ambiente do município informou que, em JardimGramacho, existem doze aterros clandestinos. Para o atual prefeito, esses lixões devem ser fechados imediatamente porque oferecem grande risco ambiental. Ele atribuiu o crescimento de lixõesclandestinos à cobrança de taxas para entrada no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho:
Com a cobrança do talão verde, as pessoas, para não pagarem a entrada no aterro, preferem pagar menos em lixõesclandestinos e isso faz aumentar o número de aterros ilegais. Diz José Camilo Zito, prefeito de Duque de Caxias.
A então secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, esteve em Duque de Caxiasno início de 2009 e firmou diversos compromissos ambientais. Um deles foi a necessidade de fechamento do Aterro Sanitário de Jardim Gramacho.
Novo anúncio da desativação do aterro sanitáriofoi feito em 15 de fevereiro de 2011. O prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, o secretário estadual do Meio Ambiente, Carlos Minc, a presidente do Instituto Estadual do Ambiente do Rio deJaneiro, Marilene Ramos, o secretário municipal do meio ambiente, Samuel Maia e representantes da Companhia Municipal de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro se reuniram e anunciaram que o aterro sanitário...
tracking img