AterramentoEl trico

7471 palavras 30 páginas
Capítulo

2

Aterramento Elétrico em Média e Baixa Tensão
1. OBJETIVO
Este capítulo destina-se a estudar o aterramento elétrico, descrevendo desde os conceitos básicos até os esquemas de aterramento de instalações elétricas de alta e baixa tensão.
Toda instalação elétrica de alta e baixa tensão, para ter um desempenho satisfatório e ser suficientemente segura contra risco de acidentes fatais, deve possuir um sistema de aterramento dimensionado para:


Proteger os indivíduos contra contatos com partes metálicas da instalação energizadas acidentalmente;



Garantir à atuação correta e seletiva da proteção;



Garantir um referencial para a terra de baixa impedância para permitir a operação adequada de sistemas de automação, redes de computadores equipamentos eletrônicos;



Proteger as instalações contra as elevadas correntes produzidas por descargas atmosféricas;



Uniformizar o potencial em toda área do projeto, prevenindo contra tensões perigosas que possam surgir durante uma falta fase e terra.

2. INTRODUÇÃO
Define-se aterramento, como sendo a ligação intencional a terra ou ao solo. Se essa ligação é feita diretamente, sem a interposição de qualquer impedância (ou resistência) falamos em aterramento direto ou sólido.
De uma forma geral o aterramento encontrado nas instalações elétricas de baixa tensão estão divididos em três tipos: o aterramento funcional, o aterramento temporário e o aterramento de proteção. O aterramento funcional con1

Capítulo 2 - Aterramento de Média e Baixa Tensão

siste no aterramento do ponto de neutro dos sistemas elétricos sendo elemento fundamental para especificação dos equipamentos elétricos e para a correta atuação dos relés e demais dispositivos do sistema de proteção.
O aterramento temporário é o aterramento realizado para garantir a segurança na realização de intervenções e manutenções em instalações elétricas durante a execução das mesmas, esses aterramentos são efetuados com auxílio de dispositivos especialmente

Relacionados