Aterramento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATERRAMENTO

Na canaleta destinada à fiação elétrica, passe juntamente com os cabos elétricos um fio de cobre com aproximadamente 0,5 cm (meio centímetro) de diâmetro. Este cabo devera ter ocomprimento suficiente para passar pela canaleta e ainda sobrar para os procedimentos que se seguem:
No exterior do ambiente informatizado, utilize três hastes de cobre com 2 metros decomprimento, enterrando-as em forma de triangulo ou em linha, a uma distancia de 2 metros entre cada uma das hastes deixando aproximadamente 10 centímetros de cada haste exposta para conexão da fiação.Faça a ligação entre as hastes utilizando fio de, no mínimo, 10 mm de espessura, de forma a criar um triangulo fechado ou, caso as hastes estejam em linha, uma linha aberta. Lembramos que os fiosdeverão estar presos a cada uma das hastes através de conectores próprios, de forma a garantir que não se desprendam.
Uma extremidade do cabo de cobre devera ser conectado ao triangulo, oulinha. O fio de cobre, que agora e o terra, devera ser ligado ao terceiro pino de todas as tomadas da rede elétrica que se desejem aterrar.
Para a averiguação do aterramento, utilize um multímetropara averiguar a tensão existente entre o neutro e terra das tomadas, esta voltagem não poderá exceder 3 Volts.
O neutro da rede elétrica não deve ser utilizado porque não e um terra (emborapopularmente seja conhecido com o nome de terra). O neutro é usado apenas como referencia para a fase.
Se, por exemplo, uma rede possui uma voltagem de 110V, isto significa que a diferença entre avoltagem do neutro e a voltagem da fase é de 110V, não significando que a voltagem do neutro seja zero.
Outra pratica muito comum, mas com resultados catastróficos, e a utilização de fiosamarrados em pregos, canos de ferro, canos de PVC ou torneiras para servir como aterramento. Esses sistemas não são terras e, se usados, podem colocar em risco todos os equipamentos elétricos a eles...
tracking img