Atendimento Fisioterap Utico Em Paciente Com Derrame Pleural E Empiema Pleural

3313 palavras 14 páginas
Atendimento Fisioterapêutico em Paciente com Derrame Pleural e Empiema Pleural: Estudo de Caso
Trabalho realizado por: HOFFMANN, J. G.¹; MARQUESINE, R.² Contato: jose_univali@hotmail.com
¹ Acadêmica da Prática sob Forma de Estágio Supervisionado - Curso de Fisioterapia / UNIVALI
² Professora Supervisora da Prática sob forma de Estágio Supervisionado – Curso de Fisioterapia / UNIVALI
RESUMO: A reabilitação pulmonar tem se mostrado a cada dia mais eficiente no tratamento dos pacientes com doença pulmonar. O presente relato de caso apresentará de forma sucinta algumas características do derrame pleural e empiema com a influência da fisioterapia. O derrame pleural é o acúmulo de líquido no espaço pleural. Já o empiema corresponde ao acúmulo de secreção purulenta na cavidade pleural. Os objetivos da fisioterapia para esta paciente são facilitar a depuração mucociliar e aumentar o volume de secreção expectorada, melhorar a função das vias respiratórias e proporcionar melhor condição da paciente. A mesma foi submetida ao treino diafragmático; manobras de compressão descompressão para a melhora da ventilação pulmonar; estimulação neuromuscular proprioceptiva diafragmática; uso de incentivadores inspiratórios (a volume – voldyne); Epap para reexpanção; treino muscular; manobras de vibro compressão; mudança de decúbito e deambulação. Durante as sessões de fisioterapia observou-se que a paciente apresentou melhoras no seu bem-estar e na capacidade pulmonar. Conclui-se então que a fisioterapia teve grande significado no tratamento, melhorando assim de forma geral a qualidade de vida e o bem-estar geral da paciente.
INTRODUÇÃO
A incidência das infecções respiratórias agudas é bastante elevada, sendo responsável por grande sofrimento humano e por consideráveis prejuízos econômicos [13].
A pneumonia pneumocócica associa-se ao derrame pleural em até 60% dos casos, mas geralmente não é necessária mudança na conduta terapêutica, pois o derrame costuma ser asséptico, de pequeno

Relacionados