Atendimento escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1517 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atendimento escolar: um processo integrador
O compromisso com o desenvolvimento da cidadania pede basicamente uma prática educacional voltada para o entendimento da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental.
Partindo do princípio que a educação é um direito de todos, o atendimento educacional às pessoas com necessidades especiais emambiente escolar comum ou em grupos especializados está assegurado na Constituição Brasileira. Entretanto, o trabalho com a inclusão de crianças surdas em escola regular nos anos iniciais do Ensino Fundamental requer uma boa preparação tanto do aluno quanto da escola, para que ambos se sintam capacitados a participar desta integração. Isto implica em ações que a escola deve assumir de educar cadacriança, contemplando a pedagogia da diversidade, pois todos os alunos deverão estar dentro da escola regular, independente de sua origem social, étnica ou lingüística.
Porém, a criança com necessidades especiais é diferente e o atendimento às suas características particulares, implicam em formação, cuidados individualizados, revisões curriculares que não ocorrem apenas pela vontade do professor,mas que dependem de um trabalho de discussão e formação que envolve recursos e que efetivamente não tem sido realizado.
Acredita-se que a integração de crianças especiais possibilite a construção de processos lingüísticos adequados de aprendizado dos conteúdos acadêmicos e de uso social da leitura e da escrita. Nessa proposta o professor media e incentiva a construção do conhecimento através dainteração com ele e com os colegas.
Considerando que o papel a da escola é promover a apropriação e reelaboração de conhecimento tornam-se necessários que se favoreçam determinados tipos de interações sociais, o que nos remete a discussão a cerca do papel a do professor na sala de aula e à concepção que fundamenta sua prática pedagógica.
Neste contexto, o processo de integração no ambienteeducativo ajuda a perceber que as diferenças individuais são relativas, pois todos temos dificuldades e, ao mesmo tempo, qualidades, o que nos dá direito à igualdade e à diferença. Além disso, devemos centralizar o interesse na resolução, e não no problema; na qualidade de vida, e não na facilidade da segregação; na diversidade, e não na homogeneidade; na atenção às necessidades individuais, e não nasimplificação da educação.
Por isso, no contato com os adultos, a criança precisa sentir que as limitações enfrentadas não são dela, mas da própria deficiência. Isso contribui para dar-lhe segurança e para que aprenda a expressar sem medo suas dificuldades e pedir auxílio, saindo da passividade da acomodação.
Esta integração consiste em criar situações estruturadas, que favoreçam a vivência deexperiências significativas, fortalecendo a auto-imagem e ensinando o aluno a lidar com seus próprios limites e frustrações. Assim sendo, ele vai se sentindo como um indivíduo atuante, capaz de compreender as diferenças e as semelhanças e de se relacionar bem com as outras pessoas.
No entanto, é fato que a escola não tem oferecido condições necessárias para que os alunos surdos construam oconhecimento.
Nesse contexto, a presença de um intérprete é uma conquista muito importante que os surdos obtiveram, pois através dele os alunos conseguem interar-se dos conteúdos curriculares, dos fatos que ocorrem em sala de aula, dar suas opiniões, sugestões, ou seja, conseguem ter uma participação real dos conteúdos sendo insto possível por meio da libras.
De acordo com Leite (2000), Stainback(1999) e Coll e Palácios (1995), a inclusão ocorre quando as necessidades educacionais especiais dos alunos são atendidas com o oferecimento dos recursos adequados. Ainda que estejam se referindo à escolaridade inicial, a identificação de quando um aluno apresenta necessidade educacional especial acontece no momento em que mostra não conseguir aprender e render conforme sua idade cronológica e...
tracking img