Atendimento educacional especializado aee

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Estadual do Ceará - UECE
Faculdade de Educação de Itapipoca - FACEDI
Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia - CLPP
Componente Curricular: Educação Especial
Professor: Benedito Alencar









Educação Especial: Atendimento Educacional Especializado para alunos com Deficiência Auditiva.









Hortência Viana
Joélia Torres








Itapipoca - CE
Dezembro - 2012




RESUMO

Oartigo caracteriza-se por uma abordagem social que utiliza como dados para pesquisa a análise do documento Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), entre outros documentos legais. Buscamos, portanto com esta pesquisa conhecer e relatar quais os direitos dos portadores de deficiência, no que diz respeito a educação. Esperamos também esclarecer dúvidas arespeito do Atendimento Educacional Especializado, mostrando as leis que amparam essas pessoas muitas vezes excluídas. Nesta pesquisa constará o registro de uma breve entrevista que fizemos com uma professora de Educação Especial, que leciona na E.E.F. Maria Júlia Maia Bonfim, localizada no município de Uruburetama. Registro no qual constará como se dá o Atendimento Educacional da deficiência auditivana referida escola, como ela caracteriza sua prática, quais as dificuldades encontradas no processo de atendimento os seus alunos, enfim iremos fazer um breve apanhado de como está se dando o atendimento aos portadores de necessidades especiais no município de uruburetama, tendo em vista que é a única sala de AEE na cidade.Constará também no trabalho: A definição de AEE, contextualização naeducação Brasileira, seus princípios e fundamentos, as necessidades educacionais da área, quais os recursos disponíveis fazendo um contraponto com a deficiência auditiva.Esperemos através desta pesquisa, obter informações de como está sendo conduzida a Educação Especial no Brasil e como a inclusão de educandos portadores de deficiências, está acontecendo no espaço da escola regular e no AEE. Bem comoapresentar os direitos dos portadores de deficiência auditiva no que diz respeito ao AEE, e a postura que deve ser adotada pelo professor que leciona alunos com esta deficiência.

Palavras chave: Atendimento Educacional Especializado, AEE, Necessidades Especiais, Educação Especial.











INTRODUÇÃO

A educação especial surgiu como oposição à prática da exclusão, em seu sentido amplo, pois os“diferentes” eram considerados incapazes, sendo completamente desconsiderados e com uma vida sem grandes perspectivas. Na educação no país, ainda hoje, existem muitas discussões referentes à inclusão das pessoas com deficiência na escola regular, pois implica numa mudança de paradigmas, causando alterações na prática educativa e um verdadeiro desafio para o espaço escolar. A deficiência não deve sertomada, isoladamente, como obstáculo ou impedimento que impossibilita o pleno desenvolvimento das potencialidades de uma pessoa, muito pelo contrário.
Vivemos um momento fundamental. Talvez, o mais importante que a Educação Especial vem passando desde o seu surgimento no Brasil e no mundo. Atualmente, há um forte entroncamento entre a Educação Especial contemporânea e a Educação regular. Esteprocesso não surgiu ao acaso,
mas é decorrência de uma série de transformações havidas na forma de atendimento das pessoas com deficiência e das chamadas comuns.
Atualmente o discurso da inclusão assume um status privilegiado, contudo percebemos uma distância bem grande em relação ao discurso e a prática na realidade. Mas para que tudo isso se modifique se faz necessário que trabalhemos não só osaspectos cognitivos dos educandos, mas procurar desenvolver suas habilidades de modo que se sintam parte de um todo, no caso denominado de inclusão.
Certamente atender as diferentes necessidades dos alunos portadores de deficiências com responsabilidade é bastante complicado, uma vez que a educação inclusiva está em forte ascensão. Portanto rever nossas práticas educativas e sociais se faz...
tracking img