ATD2 - 6º semestre UNIMES VIRTUAL, todas as matérias,

4816 palavras 20 páginas
HISTÓRIA DA AMERICA II
Nos capítulos indicados para a atividade, os textos referentes à Revolução Cubana revelam que:
A despeito da existência ou não das condições, os textos não apresentam a revolução como necessidade histórica.
Não havia para a revolução condições objetivas nem subjetivas.
Havia as condições objetivas, e as subjetivas foram “dadas”pela luta armada.
Não havia condições objetivas para a revolução, só as subjetivas. Tomando como ponto de partida o que foi lido nos capítulos indicados a respeito dos movimentos revolucionários na América Central e no Caribe na segunda metade do século XX, pode-se constatar que:
Os movimentos representaram a radicalização da insatisfação com o subdesenvolvimento e com a falta de autonomia política.
Os movimentos foram causados por sentimentos de natureza nacionalista e favoráveis à propriedade privada dos meios de produção.
Tais movimentos foram deflagrados por questões econômicas, não tendo cunho ideológico.
Os movimentos contaram com a participação exclusiva dos trabalhadores, não havendo a participação de outros setores da sociedade.
Considerando as leituras indicadas para a atividade e a respeito do desenvolvimento da cidadania e da democracia no continente americano, podemos concluir que:
O maior empecilho para o desenvolvimento da cidadania e da democracia na América Latina deve-se, exclusivamente, ao pouco avanço do ideário liberal na região.
A ausência na América Latina de um ideário liberal de fato, bem como de uma burguesia empreendedora, comprometeram o desenvolvimento da cidadania e da democracia.
O maior empecilho para o progresso da noção moderna de cidadania e para democracia na América Latina foi o rápido desenvolvimento econômico alcançado pelos Estados Unidos.
A despeito das dificuldades iniciais, a democracia e a cidadania acabaram se desenvolvendo plenamente na América Latina uma vez que não existe na região governos que não tenham sido eleitos pelo voto popular.
Considerando o

Relacionados