Astrologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre astrologia

Palestrada professora Verônica
A palestra da professora Verônica também foi interessante, parecia uma mesmo. Sua palestra foi Sobre A LUA, O SOL, VÊNUS E AS MARÉS(MITOS E LENDAS DOS ÍNDIOS TUPIS-GUARANIS E TEMBÉS DO NORTE E SUL DO BRASIL). A professora falou sobre as fases da lua, de com são denominados os quatro aspectos que é o satélite natural da terra, a lua,apresenta conforme o ângulo pelo qual é vista a face iluminada pelo sol. Também nos explicou a teoria do astrônomo italiano Galileu Galilei (1564-1642), que fala da relação das marés com os movimentosde rotação e translação da terra, sem considerar a lua. Porém outro astrônomo o inglês Isaac Newton (1643-1727) demonstrou que as marés eram causadas pela atração gravitacional do sol e, em especialda lua sobre a superfície da terra. Mas de acordo com o etnoastrômono Germano Bruno Afonso do Museu da Amazônia, os índios tupis-guaranis já sabiam que as fases da lua exercem influencia com as marésantes de Galileu e Newton.
Os tupis-guaranis conhecem e utilizam as fases da lua na pesca, na caça, no plantio e no corte da madeira. Eles acreditam que, em geral, a melhor época para essasatividades é perto da lua nova, pois, próxima a lua cheia, os animas ficam mais agitados por causa do aumento de luminosidade.
A professora também disse que as fases da lua também são usadas para explicar ofenômeno da pororoca, que é um estrondo provocado pelo encontro do rio com as ondas do mar durante o período da maré alta. Os índios que habitavam no Brasil observavam que as marés altas e,conseqüentemente, a pororoca, ocorria próximas dos dias de lua nova e lua cheia. A relação da pororoca com lua também deu origem a o mito indígena do boto cor-de-rosa.

Conexão PET (Programa de EducaçãoTutorial)
O evento contou com a presença do Dida Nascimento do CC Donana e Simone Amorim coordenadora do plano, com a mediação do integrante do PET – Conexões e Saberes Sidnei Sampaio. 
Dida falou...
tracking img